Riviera Maya: a experiência Gran Bahía Príncipe

Depois de andar uma hora e pouco de autocarro, cruzei a entrada do complexo Gran Bahía Príncipe na Rivieira Maya e de imediato percebi o porquê de ter pago o valor que paguei. Na prática, o complexo é constituído por três resorts diferentes, o Akumal, o Tulum e o Coba, este último mais moderno que os outros dois, mas longe da primeira linha de água que precisava. O complexo, no seu conjunto, tem quase 2560 quartos, distribuídos ao longo de lindas vilas de três andares. Um autêntico luxo.

Vista aérea do Gran Bahia Principe Akumal | Fonte: Gran Bahia Principe

Villa 69, na qual fiquei instalado

O quarto adoptava a cultura mexicana e, além da cama king size, as paredes estavam pintadas com cores vivas e os cortinados tinham as cores e os tons mexicanos. Um verdadeiro paraíso. Devido aos atrasos da viagem, já não consegui aproveitar a praia naquele dia, mas no seguinte deleitei-me de imediato com as águas super quentes do resort, cuja praia havia sido em parte artificialmente criada para acolher os turistas. Não havia ondulação, nem muito sal na água. Apenas espreguiçadeiras a toda a volta, muitos bares na praia e bungalows geniais. A viagem, neste aspecto, correspondeu às minhas expectativas.

O quarto repleto de cores vivas e motivos mexicanos

A magnífica linha de praia do Akumal

Praias mais escondidas no complexo

Uma das coisas mais interessantes do hotel foi poder usufruir dos seus serviços, mas também dos serviços disponibilizados no Tulum e no Coba. Entre os hotéis, há sempre comboios daqueles parecidos com o golfe que levam os turistas para todo o lado, sem que estes precisem sair do complexo onde estão instalados. Coqueiros, guaxinins e iguanas fazem parte do dia-a-dia. Os funcionários mexicanos do hotel, grande parte deles descendentes dos Mayas, são de uma simpatia inexcedível. Não há uma reclamação sequer que eu possa fazer contra eles.

Os comboios que ligam os três resorts do complexo

Eu, agarrado a uma das iguanas do complexo

Cada um dos três hotéis do Gran Bahia Príncipe tem um buffet gigantesco, subdividido por zonas temáticas de comida. Além da comida super internacionalizada que ia desde hambúrgueres e pizzas até peixe grelhado, havia o espaço da comida nipónica, chinesa, italiana e também mexicana, com as quesadilhas e outros afins. Todos os dias eram feitos jantares temáticos que obedeciam a outras gastronomias de excelência mundiais. Revezavam-se diariamente. Escusado será dizer que engordei alguns quilos de tanto comer no México. Além do buffet, é possível ao turista marcar previamente jantares nos restaurantes temáticos do complexo, à la carte, que implicam um outro tipo de serviço, feito à mesa, e um código de indumentária que forçosamente há que respeitar. Jantei no Arlequim e no Mediterraneo. Um luxo.

Buffet nipónico | Fonte: Gran Bahía Principe

No restaurante à la carte, Mediterraneo

Ao longo de cada dia, os hotéis oferecem mais do que simplesmente praia. É possível usufruir, se gostar mais, das piscinas e dos jacuzzis distribuídos por toda a parte, ler a imprensa internacional, deleitar-se com imensas bebidas alcoólicas e snacks nos bares do resort, assistir a espectáculos nocturnos, ganhar massagens, fazer musculação ou step, usufruir do spa, andar de bibicleta, jogar golfe, nadar com golfinhos, andar de caiaque, praticar windsurf ou snorkel e entrar na discoteca da Hacienda Doña Isabel, com bebidas e afins incluídos. Escusado será dizer que existe internet sem fios até nos quartos… E tudo isto sem sair do resort.

O complexo de piscinas do Akumal

Bar, junto às piscinas do Akumal

Possibilidade de nadar com golfinhos no resort | Fonte: Gran Bahía Principe

O complexo tem também uma típica hacienda mexicana, a Doña Isabel, onde se pode dançar, comprar muitos recuerdos, passear, beber e assistir a uma verdadeira noite mexicana, com muitos sombreros, tequilla e burritos. O espectáculo, criado propositadamente para os turistas, permite que estes interajam melhor com a cultura mexicana. Alguns deles são mesmo chamados ao palco para fazer figuras “vergonhosas”, como foi o meu caso. Mas é tudo em nome da alegria, de uma noite verdadeira singular. E, no fim, o melhor: somos presenteados com garrafas de tequilla mexicanas. Um encanto.

Hacienda Doña Isabel

Noite de festa

Noite mexicana

O resort está rodeado de vegetação tropical e fauna autóctone e faz parte da Fundação Eco-Baía, voltada para a preservação do meio ambiente e do acompanhamento das tartarugas autóctones na posta e eclosão dos ovos nas praias próximas do resort.

Foram 7 noites extremamente bem passadas, mas que não se resumiram à minha permanência no hotel. É possível comprar pacotes de viagens para que o desejo de praia e de sol não se esgotem ao fim dos primeiros dois ou três dias. Comprei 3 destas excursões, uma das quais a Chichen-Itza, considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno. É desses pacotes que falarei nos próximos posts.

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

4 responses to “Riviera Maya: a experiência Gran Bahía Príncipe”

  1. Cátia says :

    Boa tarde. Uma dúvida, vou viajar para o México para a semana, para o GBP Tulum. Mas com o regime tudo incluido podemos usufruir de piscinas, restaurante, etc. de todos os GBP ou estamos limitados apenas ao hotel em que estamos alojados.

    Obrigada

    Gostar

    • Desporto: viajar says :

      Cátia. Olá, boa tarde. Não interessa em qual GBP ficará. Pode usufruir dos serviços de todos. Basta apanhar uma espécie de “mini-autocarros”, gratuitamente, que a toda a hora a transportam para onde quiser dentro do complexo GBP. A única coisa que terá de fazer é, apenas, reservar previamente o seu jantar num dos vários restaurantes à la carte do grupo, porque sem marcação não consegue lugar. E cada hotel tem os seus próprios restaurantes à la carte (não me refiro aos buffets, esses comuns a todos e os quais poderá usufruir também independentemente de estar instalada neste ou naquele GBP). Boa viagem. Boa estadia. Bruno Cardoso

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: