Riviera Maya: Chichen-Itzá, maravilha do mundo moderno

Chichen-Itzá é verdadeiramente avassaladora. Não é por acaso que foi considerada recentemente uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Já antes disso, era Património Mundial da Unesco. Esta cidade arqueológica Maya é provavelmente o local mais visitado por turistas em todo o México e está localizada no estado do Yucatán, entre as cidades de Valladolid e de Mérida.

Património da UNESCO

Mapa de Chichen-Itzá | Fonte: Yucatán Today

Estima-se que a cidade foi fundada quase 500 anos antes do nascimento de Cristo. Funcionou como centro político e cultural da civilização Maya, embora tenha sofrido um duro revés algumas centenas de anos mais tarde, quando foi abandonada por completo. Chichen-Itzá é o melhor exemplar vivo do compromisso dos Mayas com a composição e o espaço arquitectónico.

Pirâmide de kukulkan - avassaladora

O seu maior ex-libris, a pirâmide Kukulkan, foi construído para fins de observação astronómica. Tem uma altura insana e é o maior exemplar vivo das pilhagens que a cidade sofreu durante vários anos. Uma parte da pirâmide está extremamente bem conservada, mas a oposta evidencia o descaso com que as autoridades mexicanas protegeram o local arqueológico. A pirâmide é tão matematicamente perfeita que é possível fazer experiências. Se nos colocarmos de frente da escadaria monumental que leva ao topo da pirâmide e batermos palmas de forma ritmada é possível ouvir uma espécie de pássaro, cujo som vai subindo no ar. Dizem que são os espíritos Mayas a cumprimentar-nos.

A Pirâmide de Kukulkan - a parte estimada

A Pirâmide de Kukulkan - a parte saqueada

Além da pirâmide de Kukulkan, cujo topo já não é visitável, é impossível não visitar o espaço onde os Mayas praticavam desporto (uma espécie de futebol, mas jogado com a anca), bem como a “Parede dos Crânios”, o complexo de colunas, o observatório astronómico, os templos e o mercado. Algumas das fotos abaixo falam por si.

Junto do observatório astronómico

Um dos muitos templos de Chichen-Itzá

Pormenor em Chichen-Itzá

É provável que durante a sua visita a Chichen-Itzá ouça falar do principal mito em torno da civilização Maya, cujo calendário termina em 21 de Dezembro de 2012, com o fim do mundo. Pelo menos do mundo tal como hoje o conhecemos. Os Mayas sempre se distinguiram pela precisão e pela capacidade de prever acontecimentos cataclísmicos que se foram confirmando no passado. Mas o calendário não diz que o mundo acabará. Diz apenas que este chegará ao fim de uma era. Uma outra recomeçará.

Calendário Maya

Mas, como em todo o lado, há recomendações que devem ser cumpridas. Uma delas está, forçosamente, relacionada com o facto de os visitantes irem vestidos de forma confortável, com ténis e munidos de muita água. E vão ser surpreendidos com centenas e centenas de bancas de recuerdos improvisados pelos Mayas, que anseiam por vender artefactos aos turistas. Pessoalmente, nada tenho contra isso, mas, mais uma vez, há um certo descaso por parte das autoridades para com esta situação, o que pode provocar uma certa estranheza e má imagem nos visitantes.

O complexo arqueológico está aberto diariamente, entre as 9h e as 17 horas. É possível ir para o local de transportes públicos desde Mérida ou Valladolid. A entrada é paga e custa 110 pesos. É possível comprar tradutores (25 pesos mexicanos) em Inglês, Francês, Italiano ou Alemão para que a visita se faça da melhor maneira possível quando é por conta própria, ou seja, sem guia. Também há cacifos à entrada para que possamos deixar as nossas coisas de forma cómoda.

As imagens falam por si. E o facto de podermos dizer “Eu estive em Chichen-Itzá” não tem preço. É indescritível.

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: