Riviera Maya: Xcaret, a enseada mais conhecida do caribe

Xcaret é o melhor parque temático da Riviera Maya. É uma experiência cara, é certo, mas tem tanta coisa para ver e disfrutar que acaba por se tornar verdadeiramente única. O parque cresceu junto de uma pequena enseada do Caribe e está a quatro minutos de carro da cidade de Playa del Carmen. Xcaret significa pequena enseada.

Numa das entradas do parque

A pequena enseada e a distância de Portugal

A pequena enseada e a distância de Portugal

O parque temático está aberto todo o ano das 8:30 às 21:30 e convém ir bem cedo para conseguir aproveitar tudo o que este oferece. Xcaret é um paraíso aquático natural, ideal para os amantes das atividades aquáticas e para quem quer conhecer um pouco da cultura mexicana. Ali desembocam vários rios subterrâneos da península de Yucatán. Uma das melhores atrações do parque são os rios subterrâneos, circuitos que podemos percorrer nadando utilizando coletes salva-vidas, respiradouros e barbatanas. Atravessam todo o parque.

Rios subterrâneos | Fonte: Xcaret

Saída dos rios subterrâneos

Saída dos rios subterrâneos

Entrada para o Rio do Paraíso - passeio de balsa

Entrada para o Rio do Paraíso - passeio de balsa

Xcaret oferece ao turista mais de 40 atrativos de natureza e de cultura como, por exemplo, o viveiro de orquídeas ou um Borboletário (Mariposário), em que milhares de borboletas de espécies locais nos cumprimentam e se aproximam de nós para nos cumprimentar. Destaque também para o aquário de corais do recife, para o típico cemitério mexicano, construído em caracol e com mais de 365 campas distintas, para a capela de São Francisco de Assis, para as povoações mayas e para a Hacienda Henequenera, na qual se encontra o Museu de Arte Popular Mexicano, que expõe obras de artesãos locais. Fazer snorkel, passeios de balsa, nadar com golfinhos, tubarões ou raias são outros encantos à parte.

No aquário de corais do recife

No aquário de corais do recife

Viveiro de orquídeas

Cemitério mexicano

Cemitério mexicano

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis

Museu de Arte Popular Mexicano - típico quarto

Museu de Arte Popular Mexicano - típico quarto I

Museu de Arte Popular Mexicano - típico quarto

Museu de Arte Popular Mexicano - típico quarto II

A selva tropical é um outro atrativo. Ela rodeia todo o parque e tem milhares de circuitos, em terra batida, que poderão ser seguidos pelos turistas. Percorrendo-a, podemos conhecer as plantas que dão origem à chiclete (pastilha elástica), à canela e à baunilha, descobrir diversas zonas arqueológicas, um pouco espalhadas por todo o recinto do parque, e ver flamingos, macacos, tartarugas gigantes, jacarés, jaguares, tapires, entre outros.

Selva tropical em Xcaret

Selva tropical em Xcaret

Ruínas Mayas

Ruínas Mayas

Flamingos em Xcaret

Flamingos em Xcaret

Raias e tubarões

Raias e tubarões

Tartarugas gigantes

Tartarugas gigantes

Jacarés

Jacarés

É possível ainda admirar este “paraíso sagrado do México”, como lhe chamam os locais, através da Torre Giratória, que proporciona uma visão única do mar azul imenso das Caraíbas. Junto desta torre, está o teatro Gran Tlachco, onde poderemos desfrutar, ao final do dia, do espetáculo “Xcaret México Espectacular”. Com mais de 300 artistas no palco, este encontro de mundos possibilita ao visitante reviver o jogo de bola pré-hispânica e atravessar toda a história do México, por entre uma explosão de cores, músicas e bailes típicos mexicanos.

O ideal será comprar o bilhete Xcaret Plus, perto de 100 dólares americanos, que inclui a entrada de um dia no parque, um almoço buffet num dos 6 restaurantes do parque, o empréstimo de equipamento para nadar nos rios subterrâneos e para fazer snorkel, 10% de desconto em outras atividades opcionais e um donativo para o Programa de Conservação de Tartarugas.

Mapa do parque | Fonte: Xcaret - mais detalhes aqui

Curiosidades:

  • Mais de 150 mil crianças de escolas públicas do estado de Quintana Roo já visitaram Xcaret gratuitamente, tendo participado dos programas de educação ambiental da casa;
  • O parque reutiliza mais de 412 mil litros de água tratada diariamente e tem um programa de reciclagem, que evita que várias toneladas de resíduos sólidos cheguem aos aterros sanitários;
  • Graças aos programas de reprodução de espécies ameaçadas, 126 flamingos rosas habitam no parque, ao redor das quais mais de 700 araras se reproduziram nos últimos oito anos.
Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: