Riviera Maya: Ik’Kil & Ek’Balam

Ik’Kil

Quem vai visitar a cidade Maya de Chichen Itzá não pode deixar de passar no cenote Ik’Kil, praticamente ali ao lado. O cenote é o mais conhecido da Riviera Maya e terá sido formado por um meteorito que trouxe consigo água do espaço. Aliás, quem visita à região vai ser surpreendido com as teorias sobre a origem da água terrena.

Ik'Kil, perspectiva | D.R.

A Riviera Maya está repleta de cenotes, considerados sagrados, mas o Ik’Kil é especial entre todos eles. De uma forma resumida, trata-se de um grande poço profundo, escavado a direito e a fundo na terra, com água gélida e transparente no interior, ideal para quem gosta de nadar em locais pouco usuais e longe dos olhares mais atentos e curiosos dos demais. Com 40 metros de profundidade, a água do cenote está 26 metros abaixo do nível médio das águas do mar. Tem um diâmetro de, aproximadamente, 60 metros.

Ik'Kil | D.R.

Verdadeiramente magnífico | D.R.

Umas escadas improvisadas em plena rocha levam-nos até à linha de água do cenote. No local, é possível olhar para cima e ver apenas um buraco perfeito a irradiar a luz do céu. Lianas que descem de todos os lados compõem o cenário idílico. E a água, essa é do mais convidativa que pode haver. É impressionante a perfeição de todos os elementos do local.

Eu, no Ik'Kil

O Ik’Kil foi paragem da Red Bull Cliff Diving World Series em 2010 e 2011. O cenote faz parte de um complexo turístico que inclui um restaurante, quartos, lojas de recuerdos, vestiários e cacifos, onde podemos mudar de roupa e guardá-la para ir nadar no cenote.

Ik'Kil, cenário de competição da Red Bull

Ek’Balam

Ek’Balam (Jaguar Negro, na tradução) foi especial na minha visita à Riviera Maya porque foi o único local em que consegui subir ao topo de uma pirâmide Maya. A cidade ainda era pouco conhecida dos turistas em geral, pelo que o afluxo de visitantes por dia ainda permitia subidas ao ponto mais alto da cidade. Actualmente, não sei se é possível repetir a façanha.

Ek'Balam

Localizada perto de Valladolid e longe de Mérida, Ek’Balam é uma cidade maya que ainda consegue surpreender pelo estado selvagem e super isolado de tudo e de todos em que se encontra. A cidade terá começado a ser ocupada cem anos antes de Cristo e assim permaneceu até à altura em que foi conquistada. Terá sido fundada por um grande senhor, chamado, pasme-se, Ek’Balam. O tamanho e a imponência dos edifícios indicam que a cidade foi importante durante o esplendor da sociedade Maya.

Vista geral de Ek'Balam

No total, Ek’Balam tem 45 estruturas de pedra e está rodeada por duas imensas muralhas de pedra que protegiam a cidade. Uma terceira liga as estruturas do centro da cidade. A estrutura mais estranha, por fugir do tradicional padrão Maya, é uma torre semi-espiral, nada simétrica. Suspeita-se que foi utilizada para fins de observação astronómica e outras cerimónias. Tal como em Chichen Itzá, em Ek’Balam é possível ver o espaço onde os Mayas se divertiam com o jogo de bola/anca pré-histórica.

Estrutura semi-espiral e pouco simétrica em Ek'Balam

Estruturas em Ek'Balam I

Estruturas em Ek'Balam II

A acrópole é, contudo, a estrutura mais importante. Suspeita-se que esta tem no seu interior o túmulo de Ukit Kan Le’k Tok’, um governante importante de Ek’Balam. A cidade foi descoberta no século XIX, mas as escavações no local só começaram algumas décadas mais tarde. Decorrem até hoje.

Pirâmide em Ek'Balam

Pormenores em Ek'Balam

O local é visitável das 8 às 17 horas e a entrada custa 95 pesos mexicanos. Vale a pena a visita, nem que seja para subir ao topo de uma pirâmide Maya. De lá de cima, a vista tira o fôlego de qualquer um: uma Riviera Maya totalmente plana estende-se ao nosso redor, para onde quer que nos viremos. E no horizonte, qualquer ponto que se eleve acima dessa superfície plana é uma outra qualquer cidade Maya: já devidamente conhecida ou pronta a ser descoberta.

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: