Roma: Santa Maria del Popolo & San Clemente

A minha passagem pelas igrejas de Santa Maria del Popolo e de San Clemente, em Roma, foi feita por acaso. A primeira está situada em plena piazza del Popolo (de que já falei anteriormente aqui no Desporto: Viajar) e a outra pode ser encontrada bem próxima do Coliseu. Esta última é conhecida pelas suas galerias inferiores e nascentes subterrâneas. Não estão próximas entre si. As duas igrejas são tidas como sendo das mais belas na capital romana, especialmente a primeira que representa um modelo perfeito da arte e arquitectura romanas.

Santa Maria del Popolo

San Clemente

Santa Maria del Popolo

Se está com tempo e não tem pressa, pode e deve entrar nesta igreja. A entrada é gratuita. No local, mestres do início do Renascimento, como Pinturicchio e Bramante, do Renascimento (Rafael) e do Barroco, Caravaggio e Bernini, exercitaram o seu género em todas as disciplinas em que tiveram amplo mérito, na pintura, escultura, arquitectura e decoração. A fachada é renascentista e o interior barroco. Santa Maria del Popolo é uma das poucas igrejas com capelas importantes ainda perfeitamente intactas, cujo conjunto das obras nos conta situações e histórias particularmente complexas. Talvez por isso a maioria delas só pode ser vista do lado de fora das grades, estragando, a meu ver, o efeito que se pretende criar no visitante com tamanha obra de arte.

Além da abside de Bramante, o destaque na visita a Santa Maria del Popolo vai, assim, para a capela Chigi, de Rafael (desenhada pelo próprio em 1519-23 para o banqueiro do papa, Chigi), a capela Chigi, de Bernini (cujo trabalho foi encomendado para terminar o que Rafael havia começado antes), e para o quadro “Martírio de São Pedro”, de Caravaggio, que tinha sido emprestado à Rússia para uma exposição sobre o artista durante a minha passagem pelo local.

Em baixo, algumas fotos do local.

Cúpula

Um papa bem conhecido

Abadia

Altar

San Clemente

Particularmente, achei a basílica de San Clemente uma decepção. Além de ter de esperar quase uma hora para conhecer o seu interior, bem como as suas zonas inferiores, porque estava a decorrer um funeral, o próprio interior em si não é luxuriante. E as zonas inferiores, a meu ver, nada têm de especial. Mas vamos por partes. Os guias dizem que este lugar proporciona como nenhum outro uma imagem tão clara dos diversos estratos e milénios de riquezas culturais de Roma. Eu duvido, sinceramente, disto.

O  estrato mais baixo segue praticamente inexplorado, datando provavelmente do séc. II a.C. O nível mais profundo já escavado fornece vestígios de edifício do séc. I d.C., incluindo uma estruturas paleocristã de um templo consagrado a adorar o deus Persa, Mitra. Sobre estes estava situada uma basílica praticamente intacta, do séc. IV d.C, que seria mais tarde incendiada pelos Normandos. Uma nova igreja daria assim lugar à basílica consumida pelas chamadas.

A entrada em San Clemente pode ser feita pelas suas duas portas, a principal ou a lateral que dá para a piazza da Via de San Giovanni in Laterano. A entrada para a igreja interior e zonas inferiores é feita por um vestíbulo da sacristia, onde existem livros, diapositivos e belos postais das duas igrejas e do templo de Mitra. As galerias inferiores não são aconselhadas a claustrofóbicos, ainda que os sons das nascentes subterrâneas possam despertar algum alívio. A entrada custa 5€ e não tem guia incluído. Está aberta das 9h às 12:30 e das 15 às 18 horas. Nos Domingos abre às 10h.

Eu, nas “catacumbas”

“Catacumbas”

Pormenor I

Pormenor II

Apesar de as fotos serem proibidas, tirei algumas no local, dado o tédio que me consumia. É que não foi mesmo nada surpreendente. As fotos não têm, porém, muita qualidade. Era pouca a iluminação no local. A minha visita ao local foi feita na tarde do terceiro dia em Roma e substituiu uma ida à Via Appia Antica. No post seguinte, dedicada à Ostia Antica, explicarei porque tomei esta decisão.

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About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

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