Roma: rumo a Ostia Antica

Poucos devem ter ouvido falar de Ostia Antica, situada bem próxima de Roma. Mas uma pequena viagem até ao local, situado a cerca de meia hora da capital romana, é essencial para compreender um pouco mais o apogeu da cidade durante a altura em que o Império Romano se estendia muito para lá dos atuais limites de Itália.

Há cerca de dois mil anos, a animada e cosmopolita cidade portuária de Roma Antiga situava-se sobre a costa e a foz do rio Tibre. Contudo, nos milénios que se seguiram, o mar recuou vários quilómetros e o curso do rio sofreu uma drástica mudança. Óstica Antica foi fundada no séc. IV a.C., sendo inicialmente um simples forte. Porém, animada com o desenvolvimento comercial, a cidade cresceu, adquirindo importância como centro de distribuição das importações em todo o Mediterrâneo. Os cereais, segundo indicação dada no local, eram um produto essencial para alimentar os milhões de habitantes que Roma já naquela altura tinha. O apogeu da cidade terminou oito séculos depois.

Planta em inglês do parque Ostia Antica | D.R.

A melhor maneira de sair de Roma rumo a Ostia Antica é apanhar a linha B do metro e sair na estação Piramide. Paredes-meias no local, está a estação Porta San Paolo, onde a linha férrea Roma-Lido começa. É só apanhar o serviço suburbano e sair na estação Ostia Antica, cerca de meia hora mais tarde. Os comboios (tréns) são velhos, estão cheios de grafitis e transmitem uma certa sensação de insegurança. A própria estação Porta San Paolo é decrépita. Este sentimento de “tirem-me daqui” adensou-se no dia em que fui para Ostia Antica, uma vez que uma greve no local impedia as composições de sair a tempo e horas. Resultado: uma grande confusão instalou-se, pensando eu que perderia a ida a Ostia Antica. As pessoas andavam de uma plataforma para a outra e as indicações no local, como podem ver na foto abaixo, não eram as mais esclarecedoras. O preço da viagem é o mesmo da do metro: pouco mais de um euro.

A velha estação Porta San Paolo

Confusão instalada devido à greve

Imagem dos comboios

Já em Ostia Antica, a chegada ao local das ruínas é fácil. Basta seguir as indicações, passar uma ponte sobre uma estrada nacional, algum aglomerado urbano e voilá: estamos em Ostia Antica. Na altura, os preços estavam tabelados em 6,50€, podendo ser reduzidos para metade caso sejamos detentores do Roma Pass. Paga-se um extra pelo mapa do local e os audioguias estavam indisponíveis na altura em que o visitei.

Indicações para Ostia Antica, no local

Para quem conhece as cidades de Miróbriga e de Conímbriga aqui em Portugal, a entrada de Ostia Antica, pela Via Ostiensis, não surpreende. Mas o conjunto de edificações no local sim. O teatro é disso o melhor exemplo. O original era duas vezes mais alto do que o actual (que pode ser visto nas fotos abaixo). Há ainda a destacar a natural existência de um Fórum, o coração rectangular da burocracia rodeado, originalmente, por colunas. A Casa de Diana, o Capitolium e a Casa de Cupido e Psique são outros encantos à parte. Acho que aqui as fotos falarão melhor por si.

Deusa de mármore

Termas de Neptuno

Teatro, em Ostia Antica

Perspectiva geral do teatro

Capitolium

Fórum Romano

Mosaicos romanos no local

Estátua de Cupido e Psique

Actualmente, o local permanece em ruínas. Todos os objectos arqueológicos descobertos nas escavações do parque estão expostos num museu, onde é possível ver valiosas esculturas, sarcófagos e mosaicos romanos. O parque de Ostia Antica é muito extenso e visitá-lo, com guia, não deve demorar menos de uma manhã ou tarde inteiras. Aconselho a levar sapatos ou calçado extreamente confortável, protector solar e água. É possível almoçar no local, num snack-bar que existe atrás do museu, e comprar recuerdos. O parque abre diariamente ao público às 8:30 e encerra às 17h, 18h ou 18:30 dependendo da época do ano.

Entrada para museu, Ostia Antica

Estátuas, museu Ostia Antica

Túmulos, museu Ostia Antica

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

3 responses to “Roma: rumo a Ostia Antica”

  1. Gesiane says :

    maravilhosa explicação, muito obrigada

    Gostar

  2. Alex says :

    Informação preciosa e muito útil. Obrigado por partilhar.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: