Cidade do Vaticano: da Capela Nicolina às Estâncias de Rafael

Os museus do Vaticano são apenas parte do Palácio Pontifício, a residência oficial do Papa, no Vaticano. O complexo, situado paredes-meias com a Basílica e Praça de São Pedro, tem na verdade mais de mil salas. Mas há um trajecto, dentro dos museus vaticanos, que quase todo o turista faz para chegar à Capela Sixtina, pelo caminho mais longo. Refiro-me ao percurso que separa a Capela Nicolina (fechada ao público) e as Estâncias de Rafael. Pelo caminho, há a destacar também a Biblioteca Apostólica Vaticana e o Apartamento Borgia.

A Capela Nicolina, que eu não vi na minha visita, deve o seu nome ao papa Nicolau V e foi inicialmente criada para o uso privado ou semiprivado do pontífice. Fra Angelico foi o autor de toda a decoração pictórica e realizou-a entre 1447 e 1451, no ápice da sua maturidade artística, tendo representado nas paredes a vida dos santos Estevão e Lourenço. O papa Nicolau V foi também o responsável pela criação do núcleo primitivo da Biblioteca Apostólica. Nessa altura, o número de códices tinha subido de tal maneira que era impreterível arranjar um novo espaço para os colocar. O local escolhido situava-se no piso inferior do palácio Nicolau V com entrada pelo Pátio do Papagaio e com vista para o Pátio de Belvedere. Os locais foram restaurados por inteiro para receber a nova biblioteca, que acabaria por ficar subdividida numa parte dedicada aos manuscritos latinos, numa outra, bem menor do que a primeira, destinada aos seus congéneres gregos e, por fim, numa última, que viria a ser conhecida como a Biblioteca Secreta. É nesta que estão os manuscritos mais preciosos e secretos de todo o Vaticano.

Fresco de Angélico, Capela Nicolina | D.R.

Biblioteca Apostólica | D.R.

No piso superior do Palácio de Nicolau V está situado o Apartamento Borgia, constituído por uma multiplicidade de espaços que se denominam Sala dos Mistérios, Sala dos Santos, Sala das Artes Liberais e Sala dos Pontífices. O “mini-complexo Borgia”, que deve o seu nome ao espanhol Rodrigo de Borgia (mais conhecido por papa Alejandro VI), compreende ainda dois espaços da Torre Borja, designadamente a Sala do Credo e a Sala das Sibilas. Pinturicchio foi o responsável pelas pinturas que decoraram as salas. As últimas duas de que aqui falei têm temas relacionados com apóstolos e profetas. Por sua vez, na dos Pontífices, o tema está relacionado com a astrologia. Alegorias da retórica, matemática, música, gramática ou dialéctica foram criadas na sala das Artes Liberais. Na Sala dos Mistérios, o papa Alejandro VI surge em grande destaque. O tema, na sala dos Santos, não foge ao nome que lhe deram, redundâncias aqui à parte.

Ressureição, de Pinturicchio, Apartamento Borgia | D.R.

Por último, chegamos às Estâncias de Rafael (ou aposentos de Rafael, como alguns lhes preferirão chamar). O artista viria a ser apresentado por Donato Bramante ao papa Julio II, que o viria a encarregar de toda a decoração pictórica dos seus quatro aposentos. Lado a lado, de 1508 a 1524, viriam a trabalhar juntos, uma parceria que só chegaria ao fim com a morte do sumo pontífice. O papa que o sucedeu, Léon X, não se desviou um milímetro do desejo do seu antecessor e concluiu o trabalho que havia sido iniciado, junto, claro está, de Rafael. Pelo menos até à morte do artista, em 1520. Os aposentos de Rafael são compostos pelas estâncias da Segnatura, de Heliodoro, do Incêndio do Borgo e, por fim, de Constantino.

Disputa do Santíssimo Sacramento, Rafael, Sala do Selo, Estâncias de Rafael | D.R.

Incêndio de Borgo, Rafael, Sala do Incêndio do Borgo, Estâncias de Rafael | D.R.

As fotos que tirei nestes locais de que falei no post têm uma qualidade péssima, dado o mar de gente na altura e a parca iluminação.Optei por ilustrar o post com fotos da Internet. Em alguns dos locais citados é mesmo proibido fotografar ou filmar. É o caso da Capela Sixtina de que falarei em breve aqui no Desporto: Viajar. Até lá.

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: