O nosso primeiro ano de vida

O Desporto: Viajar fez ontem o seu primeiro ano de vida. É um bébé, que espero que cresça muito nos próximos anos. Decidi, dada a ocasião, dar uma olhadela nas estatísticas do blogue durante este primeiro ano de vida e a primeira conclusão a que chego é que o crescimento tem sido sustentado. Trepa todos os meses, apesar de o pico ter sido atingido em Agosto passado, mês tradicionalmente de férias em Portugal. A média de visitantes neste mês de Dezembro é de 65 por dia. Há um ano, não passava de 6.

No total, foram 15.688 visitas neste primeiro ano. O maior número diário, 125, foi atingido no dia 2 de Agosto. Nessa altura o post “Roma: Galleria Borghese, um dos melhores pequenos museus do mundo” estava seleccionado para a Viajosfera do magnífico site “Viaje na Viagem”, um verdadeiro Deus para os viajantes que optam por planear as suas próprias viagens ao redor do mundo. Neste primeiro ano de vida, o Desporto: Viajar conseguiu colocar essa entrada e uma outra, bem recente, nesse site. O último foi o post “Egito: o templo que domina as margens do rio Nilo em Luxor”, ou seja, a anterior entrada antes desta. E os acessos ao blogue voltaram, por estes dias, a disparar.

A fachada da Galleria Borghese, em Roma

Estas duas selecções para o site demonstram que o blogue tem pernas para andar e alguma qualidade, contribuindo para ajudar os outros, mesmo sendo algo muito, mas muito pessoal. Apesar do pico atingido no dia 2 de Agosto, que alavancou e bem os acessos ao Desporto: Viajar e ao post sobre a Galleria Borghese, este não é o post mais visto de sempre aqui no blogue. Nem de longe.

A entrada “Riviera Maya, uma viagem inusitada” é a mais vista de sempre e tem um número de acessos actualmente que é mais do dobro do segundo post mais lido de sempre, também ele da Riviera Maya. Uma façanha que não consigo explicar. Suspeito, porém, que tem a ver com o facto de a entrada aparecer logo no cimo das pesquisas do Google sobre a Riviera Maya, bem como as fotos. Desde que o WordPress passou a analisar as estatísticas segundo o modelo actual, a 21 de Fevereiro, essa entrada tem 1389 acessos únicos. E os visitantes vêm de todo o mundo ver as 50 entradas do blogue neste último ano.

Cancún, vista do ar

Desde essa data, Portugal responde, como não poderia deixar de ser, pelo maior número de acessos: 7414. A seguir vêm o Brasil, os EUA, o Canadá e a Espanha com 5656, 521, 263 e 236 acessos respectivamente. O top 10 é completado, por esta ordem, pelos acessos de Itália, México, França, Reino Unido e Argentina. Mas os acessos já vieram dos 5 continentes do mundo. É interesse ver que já tive visitantes, por exemplo, da Guatemala, das ilhas Maurícias, da Malásia, da Coreia, do Haiti, do Senegal, da Argélia… Enfim, a lista é infindável. O colorido do mapa abaixo evidencia bem essa dispersão de acessos.

Mapa de acessos do Desporto: Viajar

Mapa de acessos do Desporto: Viajar

As entradas sobre a Riviera Maya respondem pelo maior número de acessos ao blogue. Em seguida, vêm, lado a lado, um post sobre a Andaluzia (as “Dicas a reter”) e um outro da Cidade do Vaticano, dedicado à Capela Sixtina. As entradas relativas a Roma têm subido muito nos últimos tempos. Já os relativos ao Egito, a série mais recente, ainda não têm a adesão que esperava, talvez pelo facto de o país não ser actualmente um consenso a nível do turismo, dada a turbulência política que atravessa. Por fim, a entrada sobre o meu pais, Portugal, com mais acessos é a dedicada ao Festival Internacional do Chocolate em Óbidos, que se realiza tradicionalmente em todos os meses de Março.

Chocolates e mais chocolates, Festival Internacional do Chocolate, Óbidos

Quero, por isto tudo, agradecer as visitas e esperar que o próximo ano continue a ser de crescimento sustentado. O próximo post no blogue vai ser dedicado a uma retrospectiva do ano que passou e ao ano de 2013.

Até lá, um Feliz Natal para todos!

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: