Retrospectiva 2012 e novo ano

O ano de 2012 foi agitado aqui no Desporto: Viajar. No total, completei três séries de posts sobre três destinos tão diferentes entre si, mas muito ricos culturalmente. Falo da Andaluzia, no sul de Espanha, na Riviera Maya, no México, e em Roma, na Itália,/Cidade do Vaticano. No total, foram 48 posts este ano.

Como o blogue era novinho em folha, optei por começar com os relatos de uma viagem que fiz em Setembro de 2010 ao sul de Espanha, nomeadamente a Sevilha e a Córdoba. Esse conjunto de entradas dominou as minhas atenções até ao mês de Fevereiro, altura em que tirei “férias” do blogue para conhecer a capital italiana.

Quando regressei, no final desse mês, comecei a relatar ao pormenor o quão fantástica tinha sido a minha viagem à Riviera Maya, em Junho do ano anterior. Falei do resort onde estive instalado, o Gran Bahia Principe Akumal, bem como dos ex-libris da zona, nomeadamente o complexo arqueológico de Chichen-Itzá, Tulum e Ek’Balam, sem esquecer também o magnífico cenote Ik’Kil e o parque Xcaret.

A linha de praia do Gran Bahía Príncipe

A magnífica Tulum

Em Março, aproveitei um belo domingo de sol e fui à bela vila muralhada de Óbidos, no oeste de Portugal, para aproveitar o Festival Internacional do Chocolate. Tive também oportunidade de passar dois dias em Beja, a capital do Baixo Alentejo. Viria a falar desta cidade no mês seguinte.

A vila muralhada de Óbidos

Castelo e torre de menagem, Beja

Já em Maio, o destaque começou a recair sobre os relatos de Roma e da Cidade do Vaticano. No conjunto, foram 20 entradas que escrevi até ao mês de Novembro. Neste mês, tive oportunidade de passar 10 fabulosos dias no Egito, um país em que a situação, política e social, infelizmente, não está, de todo, apaziguada. E é sobre esse fascinante país, bem como a sua cultura, que tenho escrito ultimamente aqui no Desporto: Viajar.

Gizé, Cairo, Egito

Gizé, Cairo, Egito

Ainda houve, contudo, oportunidade para visitar a fabulosa vila de Sintra, em Abril passado, mas o relato não surgiu porque me falta explorar o resto dos fabulosos palácios deste lugar idílico, mesmo às portas da capital portuguesa, Lisboa. Tal como neste caso, faltam também os posts sobre a cidade de Barcelona, na Catalunha (Espanha), que resultam de uma viagem magnífica que realizei em Novembro de 2011. Conto remediar as coisas no próximo ano de 2013 aqui no Desporto: Viajar.

Sintra, desde o Castelo dos Mouros

Sagrada Família, em Barcelona

Ainda em 2012, houve tempo para 5 dias de férias de praia, em Agosto, em Portimão (Alvor), no sul de Portugal. Esse relato teve a maior aceitação possível aqui no Desporto: Viajar. Curiosamente, sem que nada o fosse prever, é lá que irei passar a minha passagem para o ano de 2013. Haja fogo de artificio, muita animação, bebida e companheirismo.

Praia da Rocha, Portimão

Relativamente a 2013, este será um ano atípico. A crise está a acentuar em Portugal (o orçamento e as medidas que este contém não auguram nada de bom) e será altura de eleições autárquicas. Um ano muito trabalhoso em termos profissionais, portanto. Temo só conseguir tirar férias, em 2013, apenas duas semanas e queria aproveitá-las para conhecer a Tailândia. Os planos passam por conhecer a movimentada Banguecoque e seus arredores, o norte com Chiang Mai e Chiang Rai, e o sul paradisíaco, a partir de Krabi. Phuket, Ao Nang e Phi Phi, entre outras estão entre os planos.

Mas, como tudo é uma incógnita, não há certezas de que lá irei para o ano. Esse é o meu desejo, mas por vezes, há desejos que são adiados. Se for esse o caso, já há alternativas estudadas.

Mais certo, porém, poderá estar uma viagem a trabalho até Bruxelas ou Estrasburgo, como é da praxe. Como não conheço os locais, tudo o que vier à rede será bem vindo.

E, por tudo isto, despeço-me até ao próximo ano, desejando que o mesmo seja repleto de paz, saúde, alegria e de muitas viagens no bolso. Se for tão bom como o ano que passou, já será lucro.

Feliz 2013.

Feliz 2013 | D.R.

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: