Madrid ou Barcelona? Na dúvida, fico com as duas!

Localização de Madrid e de Barcelona no mapa | D.R.

Confesso que me irrita solenemente quando me perguntam se gostei mais de Madrid ou de Barcelona. O motivo: gostei de ambas. E teimo em não conseguir entender o porquê de tentarem perceber de qual cidade se gostou mais. São duas grandes capitais europeias, fazem jus ao nome que têm, transbordam cultura, têm dinamismos muito próprios e ambas merecem ser visitadas. Mas visitadas de um modo desapaixonado, sem o objectivo de suprir a máxima, gostei mais desta em vez daquela…

Mas, resumindo, Barcelona vale pela cultura que transborda em todos os seus poros, não tivesse a cidade bebido na fonte de mestres como Gaudi, Picasso ou Joan Miró. Já Madrid vale pela tal movida espanhola e pelas cidades históricas da Unesco que povoam os seus arredores. Cinco dias só na primeira está de bom tamanho e nove na segunda, caso queira ser o campeão dos bate-e-voltas, como eu fui.

Em Barcelona, deliciei-me com a Rambla, com o bairri Gotic, com os ex-libris “Gaudianos” (Sagrada Família, La Pedrera, La Manzana de la Discórdia, Parc Guell, Palau Guell, entre outros), com Montjuic e Tibidabo e, ainda, com a zona da Barceloneta, uma área transformada para os Jogos Olímpicos de 1992 e que reúne um sem fim de coisas para ver e fazer, desde monumentos a golondrinas, de restaurantes a arquitectura mais futurista.

Sagrada Família, Barcelona

Sagrada Família, Barcelona

La Pedrera, Barcelona

La Pedrera, Barcelona

La Rambla, Barcelona

La Rambla, Barcelona

Vista de Barcelona desde o Parc Guell

Vista de Barcelona desde o Parc Guell

Já o centro histórico de Madrid vê-se bem mais depressa. Mas, em compensação, aquilo que se poupa de dia, parece não ter fim à noite tamanha a diversidade de ofertas que a noche madrilena oferece. Nunca vi tanta gente na rua como em Madrid, uma multiculturalidade que arrepia por funcionar tão bem.

Vista de Madrid desde o Palácio de Comunicaciones

Vista de Madrid desde o Palácio de Comunicaciones

Parque del Retiro, Madrid

Parque del Retiro, Madrid

Palácio Real de Madrid

Palácio Real de Madrid

Plaza Mayor, Madrid

Plaza Mayor, Madrid

E, bem, para quem gosta de cidades históricas, deixadas ao acaso aqui e acolá, vai deliciar-se com Toledo, Ávila, Segóvia, Cuenca, Aranjuez ou o El Escorial, com o Valle de los Caídos a merecer uma visita à parte. Todas elas relativamente próximas de Madrid. Haja bons transportes, boas pernas para andar e dinheiro e interesse. Mas as possibilidades de ir e voltar desde a capital espanhola não têm fim.

Toledo

Toledo

Ávila

Ávila

Segóvia

Segóvia

Cuenca

Cuenca

Aranjuez

Aranjuez

El Escorial

El Escorial

Valle de los Caídos

Valle de los Caídos

E é por isso que não compreendo a insistência dos turistas em comparar ambas as cidades. Para territorialismos, já bastam os sentimentos que as gentes locais têm, principalmente os catalães que querem referendar a sua independência muito em breve. Ah, e claro, a rivalidade entre o FC Barcelona e o Real Madrid. É como em Portugal: que sentido faz comparar Lisboa com o Porto? Enquanto português, consigo compreender a tradição que tenta opor o norte ao sul do país. Mas é algo que deve ficar à margem quando um turista se propõe conhecer as principais cidades de um país, de uma só vez ou em várias vezes, como eu.

E é esse modo desapaixonado e desinteressado de comparações entre Barcelona e Madrid que tentarei transpor para os leitores a partir desta semana no Desporto: Viajar. Primeiro, através de entradas relativas a Barcelona, cujos relatos da viagem de Novembro de 2011 já há muito aqui deviam estar. A seguir virá Madrid e, por fim, Toledo, Cuenca, Segóvia, Aranjuez, Ávila, El Escorial e Valle de los Caídos, em ordem ainda a definir.

Depois desta pequena introdução só me resta perguntar: “Vamonos?”

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

4 responses to “Madrid ou Barcelona? Na dúvida, fico com as duas!”

  1. Regina says :

    Visitei as duas cidades mas para mim
    Madrid dá de 10 em Barcelona: limpeza, monumentos, locais para visitar. Madrid é um charme.

    Gostar

  2. Arnóbio Neto says :

    Isso é verdade, Bruno. Também sentia essa pressão quando dizia que ia à Espanha e passaria por Madrid mas não por Barcelona. Também acho essa “rivalidade” sem sentido. Costumo dizer que todo lugar tem algo de bom para mostrar. É óbvio que estas duas grandes cidades também têm. Acho besteira comparar.
    Uma certeza que tenho é que Madrid (e os passeios dos arredores) são demais! Ainda não conheço Barcelona e pretendo visitá-la na minha próxima vez na Espanha, mas tenho quase certeza que vou gostar também, por tudo que já li e pelas fotos que já vi de lá.
    Abraço

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: