Barcelona: Las Ramblas e El Raval, no coração da cidade

Vista geral de Las Ramblas, desde o Mirador de Cólon

Vista geral de Las Ramblas, desde o Mirador de Cólon

Não demos, de facto, muita sorte com o tempo em Barcelona. Depois da chegada atribulada ao hotel no início dessa tarde de Domingo, decidimos começar a desbravar o coração da cidade, rumando à plaça de Catalunya de metro, de onde partiríamos rumo à Las Ramblas (e seus respectivos ex-libris) e, também, em direcção à Universitat de Barcelona e ao CCCB e MACBA. Tratava-se de um plano B arranjado assim meio às pressas para substituir a ida programada a Tibidabo nessa tarde, adiada devido à chuva.

Esquema da L1 do metro de Barcelona | D.R.

Para chegar até à plaça de Catalunya decidimos apanhar a linha 1 do metro de Barcelona, desde El Clot. Por serem dois pontos nevrálgicos na cidade de Barcelona, os dois locais são entrecortados por várias linhas de metro, facilitando e muito a deslocação dos turistas na cidade. Quando chegámos à superfície, já na Catalunya, chovia, de facto, demasiado. Tínhamos a opção de rumar directamente até às Ramblas, mas optámos antes por seguir pela Ronda de la Universitat para chegar, de facto, até à Universidade. No caminho, um sem fim de restaurantes fast foods dava-nos as boas-vindas à cidade convidando-nos para almoçar, coisa que ainda não tínhamos feito, eram quase 16h da tarde. E foi isso que fizémos, empurrados também pela chuva que não dava muitas tréguas.

bruno 017

Plaça de Catalunya

bruno 023

A caminho da Universitat de Barcelona

Universitat de Barcelona

Universitat de Barcelona

Depois de termos acalmado um pouco o estômago, retomámos o caminho e chegámos até à Universitat de Barcelona. O edifício é antigo e tem uma traça arquitectónica interessante. Comemorava-se a Semana da Ciência, nessa ocasião. Como estávamos também meios pressionados pelo tempo, calcorreámos rapidamente as ruazinhas do El Raval, uma pequena parte da chamada Ciutat Vella, que delimitava os limites da cidade de Barcelona até finais do séc. XIX. Objectivo: visitar o CCCB (Centre de Cultura Contemporània de Barcelona) e o MACBA (Museu D’Art Contemporani de Barcelona).

MACBA | D.R.

Entrada no CCCB desde a Carreer de Montalegre

Como era a primeira vez que visitávamos uma grande cidade europeia, decidimos, além de ver as suas grandes atracções monumentais, conhecer os principais museus de Barcelona. E foi assim que a visita ao CCCB e ao MACBA se tornou quase obrigatória. Os dois encontram-se praticamente lado a lado, pelo que é fácil coordenar uma visita que passe por ambos. O CCCB, localizado na Carreer de Montalegre, é um centro cultural activo e de visita obrigatória, tendo em conta as suas exposições e programação musicais. Em novembro de 2011, o destaque recaía sobre a exposição ‘Todas las cartas’, diálogo entre cineastas. Já do MACBA, situado na plaza dels Àngels, não vimos mais do que a fachada nessa tarde, porque já tinha fechado as portas ao público. Decidimos vê-lo no dia seguinte. Sobre ambos os museus falarei mais à frente, em pormenor, aqui no Desporto: Viajar.

Mapa de Las Ramblas | D.R.

Depois de termos realizado 2/3 do que nos propúnhamos ver na zona do El Raval, localizada à direita da La Rambla, decidimos de novo voltar até à Pl. De Catalunya para descer toda a principal artéria pedestre da cidade. A mais conhecida por esse mundo fora. E que dizer de Las Ramblas que ainda não tenha sido dito? Sim, elas são movimentadas. Sim, elas transbordam energia por todos os poros. E sim, elas merecem ser vistas uma e outra vez, mesmo que seja na mesma visita de 5 dias a Barcelona.

Las Ramblas, com chuva... :(

Las Ramblas, com chuva… 😦

As Ramblas são, basicamente, uma grande passarela com mais de um quilómetro de extensão situadas entre a Pl. De Catalunya e o Mirador de Cólon, já perto do antigo porto de Barcelona. Aqui é possível encontrar artistas de rua, quiosques de flores, cafetarias, restaurantes e lojas comerciais. E, para alegria dos turistas, alguns dos principais edifícios de interesse de Barcelona encontram-se ali. Refiro-me, claro, ao Palácio da Virreina, ao mercado de La Boquería, cujo interior não vi (até hoje “chicoteio-me” por isso), ao famoso Grande Teatro do Liceu e ao Palau Guëll, que faz parte do legado de Antoni Gaudi. Esse palácio será motivo do próximo post aqui no blogue. Uma rua lateral às Ramblas conduz à chamada Plaça Reial, onde as palmeiras e um conjunto de edifícios apoiados num sem fim de arcos abrigam cervejarias e restaurantes, propícias a grandes almoçaradas ou jantaradas. E o nosso entusiasmo por esse recanto em Barcelona, tão paredes-meias com as Ramblas, levou-nos a jantar pelo menos duas vezes enquanto estivemos na cidade. Valeu, de facto, muito a pena ali experimentar jantar.

Nas Ramblas | D.R.

Casa de lo Paraguas | D.R.

Rambla des Flors | D.R.

Mosaico de Joan Miró | D.R.

Gran Teatro del Liceo | D.R.

Font des Caneletes | D.R.

Artistas de rua nas Ramblas | D.R.

Mercat La Boquería | D.R.

Plaça Reial | D.R.

Mirador de Cólon

Mirador de Cólon

Informações úteis:

  • Além da estação de Catalunya, as estações de metro do Liceu e de Drassanes também o deixam nas Ramblas.

NOTA: Infelizmente não tenho muitas fotos desta caminhada em Barcelona e as que tenho estão um pouco desfocadas devido à chuva. Pelo facto, algumas fotografias foram retiradas de outras fontes de informação na Internet, em especial do site “Amics de la Rambla” e, como tal, os direitos são reservados.

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

2 responses to “Barcelona: Las Ramblas e El Raval, no coração da cidade”

  1. Boia Paulista says :

    Olá. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: