FC Barcelona, muito mais do que um clube de futebol

FC Barcelona vence Champions 2010-2011 | D.R.

O Futbol Club Barcelona (FC Barcelona) dispensa grandes apresentações. É um dos maiores clubes de futebol do mundo e o seu estádio, bem como os seus jogadores e treinadores, são fanaticamente conhecidos por todos. Não há, por isso, quem nunca tenha ouvido falar algum dia do clube onde Messi actualmente joga, da equipa onde Ronaldo, Ronaldinho ou Samuel Eto viraram febre mundial, de Josep Guardiola, responsável pela época áurea do colectivo entre 2008 e 2012, ou, simplesmente, do Camp Nou (“O Novo Campo”), um dos maiores estádios de futebol existentes à face da Terra.

Inauguração do Camp Nou | D.R.

Barça, Barça! | D.R.

E os números em torno do estádio do Barcelona impressionam só por si. A infra-estrutura, que tem o milagroso dedo de Miró na sua concepção, foi inaugurada em 1957 e tem, actualmente, capacidade para sentar nas plateias quase 100 mil adeptos. 99 354 para ser mais preciso. E tem uma dimensão de 105 por 68 metros. Muito concreto. É obra. Entre os catalães, principalmente entre eles, a febre para com o clube mistura-se com o desejo eternamente adiado de verem a Catalunha independente de Espanha. O clube é assim um dos grandes embaixadores da causa Catalã e aquele que mais representa a região e todo o sentimento de um povo.

O clube e a Catalunha | D.R.

E eu não tinha bem consciência de toda esta relação histórico-desportiva quando visitei o Camp Nou, na manhã do meu segundo dia de visita a Barcelona. Confesso que estava meio obstinado nesse dia. Queria imenso conhecê-lo. Nunca fui fã acérrimo de futebol, muito menos do FC Barcelona, mas saber que ia estar pela cidade e que não ia dar um pulinho à casa de várias das estrelas de que falei anteriormente estava a desconcertar-me. Assim, ao chegar ao local apanhei um susto. O estádio parece não ter fim. Devem ser precisos pelo menos três quartos de hora para dar a volta completa à infra-estrutura a andar a bom ritmo, a pé. Se não acredita, então saiba que 288 milhões de pesetas (na altura a moeda local) foram gastas para por de pé a catedral do Barcelona. É mesmo muito dinheiro em torno de um projecto sem paralelo, erguido na década de 50 do século passado. Talvez isso justifique o gigantismo em torno da obra de que falei acima.

O campo, visto de cima | D.R.

bruno 111

Entrada 19

bruno 115

Entrada 1

bruno 118

Junto à entrada do museu

O Camp Nou está localizado na Carrer Arístides Maillol em pleno bairro residencial de Barcelona. A calma daquela manhã em que o conheci deve contrastar com as enchentes de pessoas que por ali passam, predominantemente aos fins-de-semana, onde os locais se reúnem para assistir a mais um jogo para la Liga espanhola ou para a Champions League. A minha obstinação em conhecer o local devia-se à época áurea que o clube atravessava no período em que Guardiola esteve à frente dos seus destinos e, também, confesso, à possibilidade de encontrar uma qualquer estrela galáctica do clube a circular pela área. Pura ilusão. Não vi por ali ninguém mundialmente conhecido.

Guardiola | D.R.

Como não tinha muito tempo, circundei ‘apenas’ todo o Camp Nou tirando uma foto aqui e acolá, tentando tirar o máximo partido da experiência. E como tinha todo o resto do dia preenchido como ‘uma agenda’ apertada de coisas para ver na cidade não pude usufruir da chamada ‘Camp Nou Experience’. Confesso, porém, que o preço praticado na época, de 22 Euros, também não me incentivou muito, contribuindo de facto para tomar o meu rumo em seguida. Sim, queria conhecer o estádio, mas não era nem sou fã incondicional do clube ao ponto de alterar o decorrer dos trabalhos daquele dia. E assim foi.

Camp Nou Experience | D.R.

Ainda assim, segundo aquilo que li sobre a ‘Camp Nou Experience’, esta é mesmo um prato-cheio para os Barcelonomaníacos. O bilhete dá acesso ao Museu do FC Barcelona e a um tour por todo o Camp Nou. Este tour inclui uma passagem pela Zona Multimédia, onde os nossos 5 sentidos são postos à prova, pelo túnel utilizado pelos jogadores para entrar e sair do relvado, pelo próprio relvado e bancadas, pela sala de imprensa e pela Loja do clube, onde, obviamente, os mais diversos souvernirs podem ser adquiridos. Já o Museu do Barcelona é o mais visitado do género em todo o mundo. Destaca-se no seu interior as seis vitrinas dedicadas a Messi, uma oportunidade para ver com os próprios olhos as 4 Botas e as 2 Bolas todas elas de ouro ganhas pelo n.º 10 do clube. É o único espaço em todo o mundo dedicado a um jogador que ainda está no activo.

Museu do FC Barcelona I | D.R.

Museu do FC Barcelona II | D.R.

Museu do FC Barcelona III | D.R.

Túnel usado pelos jogadores | D.R.

Balneários | D.R.

Bancadas no relvado | D.R.

O relvado | D.R.

Sala de imprensa | D.R.

Informações úteis:

  • O Camp Nou está localizado na Carreer Arístides Mallol, 12, e é possível lá chegar de metro utilizando as saídas Collblanc e Badal (Linha 5) e Maria Cristina, Palau Reial e Zona Universitària (Linha 3);
  • Camp Nou Experience:

Horários: variam consoante a época do ano e alteram dentro de uma mesma época caso seja véspera de jogo ou dia de jogo a contar para a Liga Espanhola ou Champions League. Para mais informações, clique aqui;

Preços: Em Novembro de 2011, a entrada custava 22€. Agora, custa mais um euro. As crianças dos 0 aos 5 anos não pagam. Já as que tenham idades entre os 6 e os 13 anos pagam 17€. Os sócios do clube não pagam.

NOTA: A maioria das fotos que constam neste artigo foram tiradas do site oficial do FC Barcelona. Como tal, os direitos são reservados.

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: