Barcelona: Port Vell, uma zona para ver sem pressas na cidade

O Port Vell

O Port Vell

Um dos passeios que pode ser facilmente combinado com a subida à colina de Montjuic ou com a descida de La Rambla, em Barcelona, poderá ser a visita à zona do Port Vell, de onde depois poderá tomar novos rumos seguindo para a área da Barceloneta ou do Port Olímpic. Como combinámos a ida a esta zona no mesmo dia de Montjuic, ficámo-nos apenas pelo Port Vell porque a noite havia caído bem rapidamente. E muito nos arrependemos de não termos programado as coisas de forma diferente porque, de facto, não deu tempo para ver tudo isso e esta é mesmo uma das áreas mais aprazíveis da cidade de Barcelona. Ficou para uma próxima vez.

Torre Jaume I, à esquerda

Torre Jaume I, à esquerda

Tal como havia mencionado anteriormente, descemos na estação de metro Para-lel vindos da colina de Montjuic, de onde rumámos em seguida desde a avenida com o mesmo nome até à Plaça de les Drassanes. Daí avistámos a imponente Torre Jaume I e o World Trade Center da cidade. Como tínhamos outras prioridades, nomeadamente conhecer o Museu D’Història de Catalunya, nem nos detivemos a visitar essa zona. Se o arrependimento matasse… Passámos assim ao lado de las Golondrinas (andorinhas em castelhano), de onde se pode apanhar uns pequenos barcos para visitar desde o mar toda a zona marítima de Barcelona, e subimos até ao topo do Mirador de Colom, ou Colombo, em português. A subida é feita de elevador.

bruno 502

Mirador de Colom

bruno 504

Parvoíces catalãs

A subida vale bem a pena porque é dali que podemos ter uma vista aérea muito completa de toda a cidade de Barcelona. Para o norte, avistamos o Bairro Gótico e alguns dos edifícios mais históricos da cidade, como por exemplo a catedral. Descendo o olhar na mesma direcção, conseguimos vislumbrar toda a La Rambla, que se estende desde a Plaça de Catalunya até ao bairro Eixample, que tem obras de Modernismo espectaculares, das quais já aqui falei, além da surpreendente Sagrada Família.

bruno 512

Torres da catedral de Barcelona ao fundo, Mirador de Colom

bruno 514

La Rambla desde o Mirador de Colom

bruno 516

Colina de Montjuic desde o Mirador de Colom

bruno 518

Passeig de Colom

Em direcção ao mar, vê-se em primeiro o porto industrial e o port Vell. Mas para lá do que a vista primeiro alcança, vislumbramos toda a zona requalificada do porto olímpico e suas praias, a tal que não conseguimos conhecer. Para o sul, é a colina de Montjuic que o nosso olhar encontra. Para o oeste, ainda é possível ver o parque natural de Collserola, o imenso pulmão verde que rodeia toda a cidade de Barcelona e na qual é possível ver Tibidabo, que deixámos para o nosso último dia em terras catalãs.

O monumento a Cristóvão Colombo, navegador responsável pelo descobrimento da América e que dispensa maiores apresentações, foi erguido a 1 de Junho de 1888, por ocasião da Exposição Universal na cidade. A coluna tem mais de 51 metros de altura e é a mais alta de todas as 64 colunas erguidas em nome de Colombo e que estão espalhadas por esse mundo fora.

Eu, na Rambla de Mar

Eu, na Rambla de Mar

Marina de Barcelona

Rambla de Mar com vista para Torre Jaume I e World Trade Center ao fundo

Bastou apenas atravessar o Passeig de Colom para chegarmos à zona de Rambla de Mar, já no Port Vell de Barcelona. A Rambla de Mar é uma ponte totalmente pedonal que liga terra até à zona do moll Espanya, criando assim um circuito que rodeia toda a marina de Barcelona. Esta zona toda do Port Vell é, assim, uma boa zona para passear a pé, sem preocupações, mais não seja para ver o complexo de lojas e de restaurantes que aí se encontra, o Marémagnum, ou, simplesmente, o Cine Imax e o L’Aquàrium, o maior aquário de todo o continente Europeu.

Marémagnum | D.R.

Marémagnum | D.R.

Ali perto poderá ver-se de igual forma a atraente marina totalmente dedicada ao desporto, que estava outrora totalmente rodeada por velhos armazéns. E destes apenas actualmente um se destaca, porque deu origem ao chamado Palau do Mar. Ele é composto não só por muito bons restaurantes, que proporcionam jantares ao ar livre, junto ao porto, mas também pelo Museu D’Història de Catalunya que será alvo de entrada aqui no Desporto: Viajar. Esse convite fica para a próxima semana.

Museu d'Història de Catalunya

Museu d’Història de Catalunya

Informações úteis:

Mirador de Colom

  • Localização: Plaça del Portal de la Pau;
  • Estação de metro mais próxima: Drassanes;
  • Aberto diariamente das 10h às 20.30;
  • A última subida é feita às 20h, ou seja, meia hora antes do encerramento;
  • Em Novembro de 2011. a subida custava 4€.

NOTA: Para ver tudo o que já foi publicado sobre Barcelona, clique aqui.

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: