O nosso segundo ano de vida

É impressionante para mim o quanto este blogue cresceu em apenas dois anos. Se há um ano atrás, o Desporto: Viajar tinha registado mais de 15 mil visitas únicas, esse número mais do que triplicou em apenas mais um ano, fazendo-nos aproximar da marca das 50 mil visitas únicas. Por isso, repito, é um crescimento impressionante! Uma trajectória de sucesso!

Infelizmente, julgo que a crise e a falta de dinheiro dos portugueses nos seus bolsos tem-se repercutido na descida drástica das suas visitas ao blogue. Muitos procuram-no ainda, obviamente, mas não com a mesma ‘força’ de outrora. E, quando o pesquisam, dão mais ênfase à série que tenho publicado actualmente sobre Barcelona e a Roma/Cidade do Vaticano. Também continua a existir muita procura aqui pelo México, mas não como antigamente. O Egito, contudo, nem vê-lo. Uma pena.

E, nisto as visitas do Brasil, principalmente dos meus amigos conterrâneos e de alguns blogueiros assíduos que batem ponto aqui semanalmente, têm subido astronomicamente. Até ao fecho do dia de hoje, das quase 50 mil visitas, separavam Portugal e Brasil apenas 65 visitas únicas. Temo que, no futuro, o Brasil acabe por responder pelo maior numero de acessos, o que seria uma pena para mim porque, sendo este um blogue português de Portugal, seria natural que devesse ter mais visitas do seu país… Mas, é bom frisar que, independentemente disso, os amigos brasileiros são todos muito bem-vindos aqui. Sempre foram e continuarão a sê-lo.

Depois de Portugal e do Brasil, seguem-se os EUA (onde existe uma grande comunidade portuguesa), a Itália, a Espanha, o Canadá, a França, o México, a Alemanha e o Reino Unido, que completa o top 10 de acessos por origem de país.

Continuando a analisar as estatísticas, dá também para constatar que dois posts sobre o México são os mais vistos, embora tenham trocado entre si a ordem de há um ano. O top 3 fica completo com a entrada que dediquei a Ostia Antica, perto de Roma, que é simultaneamente a entrada mais vista dessa mesma série. Já sobre o Egito e Barcelona, os dois conjuntos de relatos que fui aqui deixando ao longo deste ano, as entradas mais vistas são, respectivamente, a que diz respeito ao Vale dos Reis (mais de 720 visitas únicas) e ao bairro Gótico, esta última ajudada e muito pelo site Viaje na Viagem.

Vale dos Reis, Luxor, Egito | D.R.

Bairro Gótico, Barcelona

Foi também neste segundo ano de vida que o Desporto: Viajar bateu o seu maior número de visitas únicas num só dia: 243, no passado dia 20 de Setembro. As visitas mensais têm estabilizado numa média de quase 80 por dia, embora Dezembro vá ser aquilo que eu chame de um mês ‘mau’ porque apresenta dados mais baixos do que o resto do ano. Ainda assim, e em termos homólogos, a média de visitantes subiu de 66 para 70 em um ano. Uma tendência crescente.

Não vou fazer ainda a retrospectiva do que foi este ano aqui no blogue, muito menos antecipar o que por aí vem em 2014. Esse post fica para a semana. Vou, apenas, despedir-me dos leitores e desejar que continuem a acompanhar o Desporto: Viajar futuramente. Um santo Natal para todos, com a família e amigos em redor, muita saúde, alegria e paz. Boas Festas.

D.R.

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

4 responses to “O nosso segundo ano de vida”

  1. Fernanda says :

    Acho q o aumento de brasileiros aqui se deve aos posts que foram escolhidos para a Viajosfera lá no Viaje na Viagem. Foi assim que descobri o seu blog! E parabéns pelos 2 anos!! Eu ainda estou na metade do 1o hehehe.

    Gostar

    • Desporto: viajar says :

      Fernanda, que bom o seu feedback. Fico feliz por essa descoberta. É verdade. A Viajosfera tem contribuído muito para expandir o meu blogue. Tou muito grato a eles. Agora, também eu vou descobrir o seu blogue. Que trilhe o sucesso também. Abraço.

      Gostar

  2. Arnóbio Neto says :

    Parabéns, Bruno!
    Fico feliz em saber que o blog está movimentado. É sinal de que o que você escreve é interessante e ajuda muita gente!
    Abraço

    Gostar

    • Desporto: viajar says :

      Digo exatamente o mesmo do seu ‘Meus Planos de Viagem’ Arnóbio. Sua série sobre Perú, a meio, está contribuindo e muito para querer viajar em breve para esse país. Tem uma mística, uma força… Não sei explicar. Obrigado pelas palavras Arnóbio, tu és um dos que também tem contribuído com visitas. Abraço.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: