Retrospectiva 2013 e novo ano

O ano de 2013 foi muito profícuo aqui para o blogue. Há duas semanas atrás tinha falado do aumento brutal de visitas este ano, que triplicou os números do ano passado. Mas julgo que isso se deve essencialmente às duas viagens que realizei no passado e ao sucesso da descrição de ambas aqui no blogue, a primeira ao Egito e a segunda a Barcelona, que, na verdade, foi realizada bem antes da incursão a terras egípcias.

IMG_3856

Pirâmide vermelha, Dashur, Egito

Junto ao varandim gótico

Junto ao varandim gótico, Barcelona

Julgo que a clareza das informações dadas nesses posts, aliada a relatos bem pessoais e às fotografias ilustrativas, contribuíram também para esse crescimento. Pelo menos algum reconhecimento teve já que o site Viaje na Viagem colocou ao longo deste ano 6 das minhas 43 entradas na sua Viajosfera. Um verdadeiro contributo para a explosão do blogue, mas também o reconhecimento do meu esforço, pessoal principalmente, em mantê-lo actualizado semana após semana.

A série sobre o Egito foi, na verdade, aquela que mais gostei de partilhar com todos os leitores. Foi uma viagem para lá de enriquecedora que demonstra bem que quanto mais exótico e diferente for o destino melhor será a experiência de vida que de lá traremos, mas também as recordações. Foi, por isso, a série mais maturada, mais planeada por mim e aquela que elucidou bem o meu cuidado para com os leitores.

De Janeiro a Junho, falei de quase tudo. De Luxor, particularmente do Vale dos Reis e do Templo de Hatshepsut, de Edfur e Kom Ombo, da dobradinha Aswan e Abu Simbel e do Cairo, em todo o seu esplendor, desde as pirâmides da Gizé, até à parte islâmica e copta da cidade, passando pelos arredores com Sakkara e Dashur. E não me esqueci de Alexandria, uma grande teimosia minha de visita que acabei por concretizar.

Vista do Vale dos Reis | D.R.

Vista do Vale dos Reis | D.R.

Um conjunto impressionante | D.R.

Um conjunto impressionante, Templo de Hatshepsut | D.R.

Kom Ombo, a despedida ao anoitecer

Kom Ombo, a despedida ao anoitecer

Aswan vista desde o Nilo

Aswan vista desde o Nilo

Abu Simbel

Abu Simbel

Aproximação ao barco para uma bakshish (gorjeta)

Aproximação ao barco para uma bakshish (gorjeta)

Chegando ao planalto

Chegando ao planalto de Gizé

Eu subindo a ldeira em direcção à Mesquita de Mohammed Ali

Eu subindo a ldeira em direcção à Mesquita de Mohammed Ali

IMG_3866

Pirâmide arqueada, Dashur, arredores do Cairo

IMG_4324

Biblioteca de Alexandria, interior

A partir daí, dominou as minhas atenções por inteiro a cidade maravilhosa de Barcelona. Ao longo dos meses passados, não parei de falar das Ramblas, do Bairro Gótico, de Montjuic, do legado de Picasso, Miró e/ou Gaudí, do Camp Nou, da zona requalificada do port Vell, dos seus museus… Enfim, de uma infinidade de assuntos que enriqueceram e muito o Desporto: Viajar. A série estará terminada, se Deus o permitir, em Janeiro, quando colocar no ar os seus últimos dois posts finais, dando-lhe assim um ponto final bem merecido. O primeiro desses posts será sobre a minha ida a Tibidabo e o segundo as habituais Dicas a Reter. Houve ainda tempo para falar na Lusibéria, um parque aquático fronteiriço entre Portugal e Espanha, situado em Badajoz.

bruno 227

MACBA

bruno 140

Parc Guëll

Fachada da catedral gótica de Barcelona

Fachada da catedral gótica de Barcelona

bruno 204

Bairro Gótico

Sagrada Família

Sagrada Família

Aspecto rochoso na fachada I

Aspecto rochoso na fachada de La Pedrera

Fachada da Casa Batló

Fachada da Casa Batló

bruno 412

Palau Nacional, MNAC

bruno 466

Miró

Eu, na Rambla de Mar

Eu, na Rambla de Mar

A viagem à Tailândia, o meu sonho de destino para 2013, foi novamente adiada principalmente por questões financeiras. A crise aperta e há que cometer loucuras, mas saudáveis. Ir até ao outro lado do mundo nesta altura da minha vida seria muito arriscado não só pelo custo da viagem, mas também pelo facto de que se a tivesse realizado, em Novembro passado, ter-me-ia inviabilizado a mudança que se poderá operar já em breve na minha vida. Para melhor. Muito melhor. Os detalhes serão conhecidos muito em breve até porque poderão alavancar e bem o espólio de informações e países que aqui poderão ser encontrados.

Assim sendo, a visita à Tailândia, cujo planeamento está há muito finalizado, deverá ser concretizada agora em 2014, caso a minha vida profissional assim o permita. Basta que consiga marcar férias para quando eu quero e em dias suficientes, num mínimo de 16 dias.

Os próximos tempos no Desporto: Viajar trarão para cima da mesa as viagens que realizei este ano. A primeira série será sobre Madrid. Não apenas sobre a capital espanhola, mas também sobre o grande número de cidades que conheci nos seus arredores. A saber: Toledo, Segóvia, Ávila, Cuenca, Aranjuez, Valle de los Caídos e San Lorenzo del Escorial.

Plaza Mayor, Madrid

Plaza Mayor, Madrid

Toledo

Toledo

Ávila

Ávila

Segóvia

Segóvia

Cuenca

Cuenca

Aranjuez

Aranjuez

El Escorial

El Escorial

Valle de los Caídos

Valle de los Caídos

Já a segunda será sobre o Minho, essa região bonita e verdejante do norte do meu país que trará para a ribalta (não que elas precisem muito, obviamente) localidades como Braga, Barcelos, Guimarães, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e o Gerês. Um conjunto bem impressionante.

IMG_7227

Guimarães, Paço dos Duques

IMG_7389

Santuário da Penha, Guimarães

IMG_7484

Sítio arqueológico de Citânia de Briteiros

IMG_7534

Barcelos

IMG_7709

Navio Gil Eanes, Viana do Castelo

IMG_7888

Sacré-Coeur português, Santa Luzia

IMG_7967

Gerês

IMG_8286

Valença, prestes a ser património da UNESCO

IMG_8484

Ponte de Lima

IMG_8715

Braga

IMG_8801

Bom Jesus de Braga

Findadas as explicações, basta-me agora despedir desejando a todos um excelente 2014, com muita saúde, sucesso pessoal e profissional e viagens no bolso. Se todos começarem como eu vou começar, então o próximo ano poderá ser de facto um dos mais marcantes em cada uma das nossas vidas. Feliz 2014.

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

Deixe uma Resposta

