Barcelona: as espectaculares vistas desde Tibidabo

Vista de Barcelona desde Tibidabo

Vista de Barcelona desde Tibidabo

O parque de diversões de Tibidabo proporciona, sem quaisquer sombra de dúvidas, uma das melhores vistas de toda a cidade de Barcelona desde o alto. E se ainda tinha dúvidas disso mesmo antes de chegar ao alto daquela montanha imensa que acena diariamente à cidade, estas dissiparam-se quando a vista recompensou e muito o esforço da subida difícil até ao topo.

Como chegar a Tibidabo | D.R.

bruno 627

Funicular de Tibidabo

Na verdade, a subida até Tibidabo é mesmo só para os mais persistentes. Para os que não desistem com facilidade. Só em transportes públicos, por exemplo, é preciso combinar diferentes tipos. Senão vejamos: é necessário percorrer em toda a sua extensão a linha 7 da rede do metro de Barcelona desde a Plaça de Catalunya até à última estação “Av. Tibidabo”. Daqui, em seguida, é preciso apanhar o Tramvia Blau (um dos poucos troços existentes na cidade da rede inicial de eléctricos) ou o autocarro número 196 e, por fim, ainda é preciso apanhar o funicular que nos leva mesmo até ao topo da montanha. É necessário, desde modo, pagar os respectivos bilhetes de ida e volta dos três tipos de transporte. Actualmente, a ‘brincadeira’ não sai por menos de 12 Euros.

Tibidabo | D.R.

E o que fazer lá em cima? Além da diversão óbvia que poderá obter se decidir pagar entrada no Parque de Diversões de Tibidabo (coisa que não fiz, porque não foi isso que ali me trouxe), poderá ver de forma mais pormenorizada o Templo de Tibidabo (Expiatori del Sagrat Cor), cuja subida ao topo proporciona então aquela vista fantástica de que falei no início deste post. O templo gótico foi projectado entre 1858 e 1931 pelo arquitecto Enrique Sagnier. A portada do templo tem rasgos modernistas e contempla esculturas da Virgen de la Merced, ao centro, e dos evangelistas São Tiago e São Jorge, cada um a seu lado. No interior do templo, o destaque recai sobre a Capela da Adoração Perpétua, existente à direita.

Fachada do Templo de Tibidabo

Fachada do Templo de Tibidabo

bruno 581

Interior do templo

bruno 582

Interior do templo II

bruno 584

Vitrais

A visita, contudo, não está completa senão subir no elevador até ao terraço, onde se podem contemplar os doze apóstolos, grandes estátuas de pedra, dispostas em redor de todo aquele local. A subida ao local, mediante o pagamento de 1€ (valor de Novembro de 2011), permite estarmos praticamente em baixo da grande imagem de bronze de Cristo. Já a vista, como comprova a imagem seguinte, essa é mesmo de cortar o fôlego.

bruno 590

O verde em todo o redor de Barcelona

ines 279

Apóstolo a contemplar a cidade desde o terraço do Templo de Tibidabo

Daquele local podemos observar ainda em todo o nosso redor a extensão do pulmão verde e do conjunto algo montanhoso que rodeia toda a cidade de Barcelona. Manchas verdes em todas as direcções e pequenas casas aqui e ali cortam-nos a respiração. Mais ali perto, a nossa atenção pára também sobre as atracções do tal parque de diversões de Tibidabo e, em particular, sobre o primeiro simulador de voo de toda a história que existe no local. Para os apreciadores de caminhadas, destaca-se ainda o Camí del Cel, um passeio a 500 metros de altura dentro do parque que vai permitindo ao visitante conhecer todos os divertimentos do local e deslumbrar-se com Barcelona lá bem em baixo.

bruno 606

Torre de Collserola

bruno 608

Parque de diversões de Tibidabo

Do terraço do Templo de Tibidabo ainda conseguimos ver mais ao pormenor a Torre de Collserola, construída em alusão aos Jogos Olímpicos que decorreram na cidade em 1992. A torre, o edifício mais alto da cidade, tem também um miradouro a 560 metros de altura que deve proporcionar uma outra vista belíssima da cidade. Infelizmente, como já estava no meu último dia de visita à cidade e tinha o avião para apanhar nessa tarde, não conseguir visitar a torre.

Tibidado foi assim uma forma belíssima de me despedir da cidade de Barcelona. Vê-la lá do cimo, a pulsar de energia, não tem descrição. A melhor forma para compreender a razão deste meu entusiasmo será mesmo rumar ao topo da colina. O esforço não será, de todo, em vão.

Apóstolo a contemplar Barcelona

Apóstolo a contemplar Barcelona

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: