Tapas e mais tapas em Barcelona

Foi óptimo poder regressar a Barcelona, desta vez em trabalho, numa estadia de menos de um dia. Rever a dinâmica da cidade, sempre cheia de turistas e de gente local, de animação e regada a muito sol não tem preço. Barcelona é mesmo daquelas cidades para rever, rever… e rever. E dela não nos parecemos cansar com facilidade.

Depois de ter chegado ao hotel, fui desafiado a ir experimentar tapas. Estava na hora do almoço. Verdade seja dita, fui porque não quis fazer desfeita a ninguém já que sou meio avesso a provar comidas novas. Mas, na verdade, ainda bem que considerei essa possibilidade de bom grado até porque a comida, a companhia e o restaurante foram, de facto, cinco estrelas.

Fachada da cervejaria | D.R.

Não conhecia a cervejaria em Barcelona onde me levaram, a Ciutat Condal. Mas pela azáfama do local, situado ali bem próximo do coração pulsante da cidade, a Plaça Catalunya, as tapas do restaurante devem ter mesmo fama. Gente e mais gente aglomerava-se à espera da sua vez, depois de terem dado pelo menos meia hora antes o seu nome a um dos funcionários do local.

Ciudad Condal e muchas tapas | D.R.

Ciudad Condal e suas cervecitas | D.R.

Não tirei fotos da comida nem da cervejaria em si, pelo que as fotos que se seguem foram retiradas de diversos pontos da Internet. Tapas, para quem não está familiarizado com o nome, são pequenas porções de comidas diversas que vêm para cima da mesa durante toda a refeição. Basta mandarmos vir cinco/seis tapas e temos um almoço farto. Além de uma espécie de baguetes, regadas em azeite e tomate, deliciámo-nos logo com o jamon español, saboroso como poucos.

Jamón| D.R.

Chiparones | D.R.

Os tais ovos estrelados revueltos con todo (Huevos Cabreaos) | D.R.

O meu delírio, Crema Catalana | D.R.

Mas as verdadeiras tapas, essas só começaram a vir a seguir. Comemos uma tapa que resultava da mistura de dois ovos estrelados, ketchup, maionese e muita batalha frita palha, bem apimentada, que estava divinal (Huevos Cabreaos). A acompanhar, umas croquetas de jamón e frango, tortilha de batata e uma verdadeira iguaria que jamais pensar em provar sequer: chiparones. Trata-se de uma receita andaluz, pelo que pesquisei, que consiste na fritura de pequenos choquinhos. Os nossos foram comidos vorazmente. E para coroar tudo isto, foi delicioso voltar a provar a minha crema catalana, que mais não é do que um leite-creme absolutamente divinal.

Sagrada Família, sempre espectacular

Sagrada Família, sempre espectacular

Findo o almoço, eu e a minha amiga rumámos à Sagrada Família. Havia dois motivos para lá irmos: o principal era porque ela não conhecia a catedral, o segundo porque eu queria secretamente rever a magnificência desta obra-prima. A obra continua a bom ritmo. Desta vez, aquilo que mais me surpreendeu, foi o avanço da fachada da Glória, aquela por onde serão feitas futuramente as entradas nesta igreja. Ficámos os dois embasbacados com esta obra colossal. Eu e mais as centenas de turistas que por ali deambulavam indiferentes às temperaturas quentes e agradabilíssimas da Primavera catalã.

IMG_9730

Fachada da Paixão

IMG_9734

Um belo regresso

Em seguida, fomos ao Barri Gòtic. Saímos na estação de metro de Jaume I e rumámos a Carrer del Bisbe até chegarmos à catedral gótica que sinaliza bem uma das fronteiras do quarteirão medieval mais antigo da cidade. Não me recordava, mas paredes quase-meias com a catedral estão igualmente vestígios do que ainda restou do velhinho aqueduto romano que outrora existia no local. Batemos pernas sem rumo pelas ruas labirínticas, apenas com as Ramblas como destino final. Pelo caminho, ainda vimos a igreja paroquial de Santa Maria del Pí.

IMG_9736

Câmara Municipal de Barcelona

IMG_9737

Varandim gótico

IMG_9740

A catedral gótica, agora sem andaimes

IMG_9746

Os restos do aqueduto e das muralhas romanas

IMG_9749

Barri Gòtic

Já as Ramblas são um encanto à parte. Desde as fachadas dos edifícios que a ladeiam, das barraquinhas e restaurantes com comida, da multidão que vem e que vai, das lojas de recuerdos e da música e animação de rua, é fácil perdermos ali uma infinidade do tempo. Os nossos olhos não conseguem acompanhar toda a movimentação, toda a agitação que por ali vai. Não foi desta, infelizmente, que vi o mercado de La Boquerìa, desta vez porque estava fechado…

IMG_9753

Pormenores nas Ramblas que não se esquecem

IMG_9754

A agitação

IMG_9756

Teatro, nas Ramblas

IMG_9757

Animação, animação e animação

IMG_9762

Sim, estava parado

IMG_9763

Era real

IMG_9767

Monumento a Cristóvão Colombo

Apesar de os pés já começarem a dar de si, ainda houve tempo para eu rever o Monumento a Cristóvão Colombo e toda a Rambla de Mar e Maremagnum. Ainda conseguismos ‘cuscar’ um pouco do interior do centro comercial, onde me voltei a perder com a loja de Donuts da Dunkin’ Coffee e com o seu guloso Donut de chocolate branco, que sorria para mim. Este foi um vício saudável que apanhei o ano passado, quando estive 9 dias em Madrid. Extremamente cansado, mas feliz por ter revisto um pouco da Barcelona que me cativou 2 anos antes, regressei em seguida ao hotel, onde descansei para o trabalho que me esperava no dia seguinte. Foi um sono bem relaxado.

IMG_9768

Palau de Mar

IMG_9771

Marina de Barcelona

IMG_9772

Rambla de Mar

IMG_9775

Rambla de Mar

IMG_9782

MareMagnum

Hasta luego Barcelona.

_____________________________________

Informações úteis:

  • Ciudad Condal (cervejaria e tapas) – Rambla de Catalunya, 18, 08007 Barcelona, Espanha (aberto diariamente das 08h às 01:30)
Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

2 responses to “Tapas e mais tapas em Barcelona”

  1. Arnóbio Neto says :

    Fala Bruno
    O bom é que viajar agora não é mais só um “desporto” que se pode apenas de tempos em tempos!
    Preciso planejar uma ida à Barcelona também!
    Abraço

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: