Madeira: À descoberta da Festa da Flor

Festa da Flor | D.R.

Estive recentemente na ilha da Madeira a trabalho, ocasião em que tomei contacto pela primeira vez na vida com a cidade do Funchal. A estadia coincidiu com a realização da Festa da Flor deste ano, certame que traz anualmente milhares de turistas até à ilha, conhecida por muitos como a “Pérola do Atlântico” ou a “Ilha das Flores”. É a combinação dessa minha estadia em trabalho com a beleza desta festa que me levou aqui a fazer uma pausa temporária nos posts sobre o Porto e a escrever mais estas linhas no blogue.

Festa da Flor, Madeira,Maio de 2014

Festa da Flor, Madeira,Maio de 2014

Dada a sua localização estratégica, a Madeira sempre foi uma importante escala nas rotas marítimas que uniam os continentes europeu, africano e americano. Desde cedo, os turistas eram apanhados de surpresa pelas floristas que vendiam flores nas ruas do Funchal. Acabavam quase sem querer por conhecer a profusão das flores existentes nos jardins de cada casa, entendendo assim a grande ligação quotidiana que os madeirenses tinham com as flores. E é a pensar na perpetuação dessa relação que anualmente se realiza esta festa, que tanto tem contribuído para levar o nome da ilha além-fronteiras e trazer mais turistas à pérola do Atlântico. Não é por acaso também que esta festa se realiza sempre em Maio, o mês das flores.

IMG_0440
Remonta ao ano de 1954 a origem da festa. Nesse ano, e depois da constatação de que grande parte dos madeirenses se dedicava ao cultivo das flores, surgiu um convite para que estes as expusessem num grande evento, que era concluído com a atribuição de prémios às melhores flores. E foi essa exposição, marcada por um enorme sucesso, que fez chegar a Festa da Flor até aos dias de hoje. Actualmente, o certame ganhou outros ares, tomou conta principalmente da Avenida Arriaga e Praça da Restauração, ambas no centro funchalense, e até tem direito a cortejos alegóricos, concursos florais, espectáculos musicais e decorações diversas.

Tapetes florais

Tapetes florais

IMG_0400

Os turistas

Tradicionalmente, o dia do cortejo alegórico (ao Domingo) é o ponto alto da semana da Festa da Flor. Não foi esse o dia em que lá estive infelizmente. Ainda assim, pude ver bem de perto a beleza e a minúcia dos tapetes florais que ocuparam dias a fio as placas centrais da Avenida Arriaga e Largo do Chafariz. A construção criteriosa é admirada pelos turistas que visitam a Festa da Flor, contribuindo significativamente para a beleza das decorações da cidade do Funchal. As fotos que se seguem podem explicar melhor do que falo. Um deleite para os olhos.

IMG_0383

Tapetes florais

IMG_0385

Tapetes florais

IMG_0388

Tapetes florais

IMG_0394

Tapetes florais

IMG_0396

Tapetes florais

IMG_0397

Tapetes florais

Destaco ainda o tradicional mercado das flores, iniciativa que passou a integrar o evento em 2007. O chamariz aqui são, talvez, as próprias vendedoras locais, as floristas da Madeira, que, apresentando-se trajadas com os seus fatos regionais, dão a conhecer ao público as inúmeras espécies florais e decorativas ali existentes. As flores podem ser adquiridas por visitantes e pela população local. Destaque ainda para as apresentações do tradicional bordado da Madeira, mas inspirado nas flores. A iniciativa foi organizada pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, ocupando parte da placa central da Avenida Arriaga.

IMG_0417

As vendedoras madeirenses

IMG_0420

As vendedoras madeirenses e os seus jardins de flores

IMG_0401

Flores únicas

IMG_0402

Flores únicas

IMG_0404

Flores únicas

IMG_0409

Flores únicas

IMG_0411

Flores únicas

IMG_0414

Flores únicas

IMG_0416

Flores únicas

IMG_0418

Flores únicas

IMG_0419

Flores únicas

Estes tapetes florais, bem como o mercado das flores com as charolas em festa ocuparam boa parte do meu tempo na Festa da Flor, no Funchal. Não tive por isso tempo de ver uma exposição de fotos intitulada “World Flowers Photos”, cuja autoria era de Carlos Capelão. Ficou para uma próxima vez. Agora, depois de ler este post já sabe: se quer ver com os seus olhos a Madeira, adicione um pouco de cor e perfume à estadia e viaje para a ilha das Flores em Maio do próximo ano. Ou quem sabe, ainda antes disso. Espero que as fotos acima tenham sido um bom atractivo.

IMG_0424

Charolas

IMG_0427

Charolas

IMG_0428

Charolas

IMG_0429

Charolas

Informações úteis:

  • A festa da Flor decorre no centro do Funchal, principalmente na Avenida Arriaga, Largo do Chafariz e baixa da cidade.
  • O certame é anual e decorre em Maio. A edição deste ano já terminou.
  • A entrada é gratuita.
  • A TAP voa directamente para o Funchal de Lisboa, Porto e Caracas. Há imensas companhias charters e low costs a operar também para a ilha.

 

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

2 responses to “Madeira: À descoberta da Festa da Flor”

  1. Arnóbio Neto says :

    Muito bom, Bruno.
    Tenho vontade de conhecer a Ilha da Madeira. Quem sabe no mês de maio?!
    Abraço

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: