Rumo a Istambul

Parto amanhã cedo para Istambul, na Turquia. Não terei tempo para realizar todo o circuito que queria naquele país (leia-se Capadócia, Pamukkale, Antalya e Ankara), mas tenciono desfrutar ao máximo da estadia de 5 dias naquela que é a cidade mais visitada da Turquia.

Istambul sempre exerceu um forte fascínio em mim. As imagens que via em blogues na Internet conseguiam chamar sempre mais atenção do que a imagem anterior. O facto de saber que estarei simultaneamente com uma perna na Europa e outra na Ásia também ajuda a explicar o meu entusiasmo. O Bósforo, os bazares árabes, as mesquitas, as gentes e a gastronomia local em muito contribuíram para a minha escolha.

E o itinerário já está pronto. Escolhi uma localização de hospedagem estratégica na zona de Karakoy, a apenas uns pequenos passos da Torre e ponte de Gálata, da movimentada Istiklal Caddesi e da zona de Sultanahmet, onde proliferam mesquitas e outros monumentos turísticos emblemáticos de Istambul. Tenciono passar também na praça Taksim, palco das manifestações das gentes locais que encheram os noticiários de todo o mundo há algum tempo atrás, fazer o cruzeiro pelo alto Bósforo indo até Anadolu Kavağı, na confluência com o mar Negro, seguir até Üsküdar, na parte asiática da cidade, e apreciar as vistas de toda a Istambul desde o café Pierre Loti, no bairro de Eyüp.

O trabalho de casa está feito. E contempla ainda tempo e espaço para um espectáculo dos Dervixes, num centro cultural. Os relatos desta série, apesar de tardios, vão aparecer aqui no blogue. Isto depois de eu trazer para cima da mesa, claro, os posts sobre Madrid e seus arredores e o Minho.

E é com imagens destas que me despeço. Até breve.

Tunel, o serviço de transporte mais antigo de Istambul, que liga a ponte de Gálata, em Karakoy, e a Avenida Istiklal Caddesi, na estação Tunel

Praça Taksim | D.R.

Palácio de Çırağan | D.R.

Grande Bazaar | D.R.

O Bósforo | D.R.

Mesquita Azul | D.R.

Hocapaşa Culture
Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

2 responses to “Rumo a Istambul”

  1. Arnóbio Neto says :

    Boa viagem, meu amigo!
    Aproveite bastante que essa cidade deve ser incrível. Dizem que as comidas são boas também.
    Abraço

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: