Três passeios imperdíveis no Porto

Há 3 passeios inesquecíveis que é possível realizar durante uma estadia de 3 ou 4 dias no Porto. E é muito fácil aceder às três: basta adquirir, por 20 Euros, um bilhete de dois dias no autocarro turístico Hop-On Hop-Off. O bilhete possibilita ao turista, não só entrar e sair num sem fim de paragens mais ou menos colocadas estrategicamente junto dos principais monumentos ou artérias da cidade e de chapa, como ainda permite fazer um cruzeiro pelo Douro e degustar vinhos do Porto numa das casas típicas produtoras da região, em Vila Nova de Gaia.

1) Hop On, Hop Off

IMG_0225

O autocarro turístico

IMG_0226

Praxes académicas na Avenida dos Aliados

IMG_0241

Casa típicas na cidade

IMG_0243

Eléctricos locais

IMG_0244

Capela em frente à Faculdade do Porto

IMG_0252

Casa da Música

Na verdade, o Hop-On Hop-Off é uma das maneiras mais rápidas de passar por todos os ex-libris da Invicta. E são dois os circuitos. Pode fazer o circuito vermelho apanhando o autocarro junto à Avenida dos Aliados ou, então, no Mercado do Bolhão. Isto, obviamente, são duas sugestões de paragens porque é nas suas imediações que a maior parte dos turistas fica instalada.

IMG_0262

Avenida dos Aliados

IMG_0264

Avenida dos Aliados

IMG_0272

Junto ao Castelo do Queijo

IMG_0287

Forte de São João da Foz

IMG_0291

Zona ribeirinha do Porto

O circuito vermelho passa em seguida pela Faculdade do Porto, rumando depois à Praça Mousinho Albuquerque onde é possível ver a Casa da Música. Daí o autocarro segue por toda a Avenida da Boavista, passando pelo Museu de Serralves até chegar à costa, nomeadamente ao Castelo do Queijo. A partir daí a paisagem muda completamente: o aglomerado urbano dá lugar a uma orla marítima belíssima que passa pelo Forte de São João da Foz até chegar de novo às margens do Douro. O trajecto leva-o depois por toda a zona ribeirinha. Sugiro que saia junto ao Palácio da Bolsa ou da Ribeira.

IMG_0197

Casa Barbot

IMG_0192

El Corte Inglês, Gaia

IMG_0199

Sinalização em Vila Nova de Gaia

Já o trajecto azul é mais usado para quem quer ir às caves de vinho do Porto. O autocarro passa pela ponte D. Luís I, percorre toda a zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, entra dentro da cidade e acaba no El Corte Inglês. O circuito, circular, antes de voltar a chegar à ponte D. Luís I ainda passa pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e Casa Barbot. Deveras agradável.

2) Caves do Vinho do Porto

IMG_0349

Fachada da Krohn

IMG_0350

Descritivo à porta

O bilhete adquirido possibilitava uma ida a uma das casas produtoras de vinho do Porto da região. Optámos pela Krohn, em Gaia. A visita às caves e as degustações são gratuitas e decorrem todos os dias, de Junho a Setembro, das 10 às 20 horas. É impressionante a explicação sobre como era outrora feito este néctar dos deuses e como a técnica ainda se mantém quase a mesma desde essa época para cá. Até as uvas, trazidas ainda pelos barcos rabelos.

IMG_0360

O vinho é mesmo bom

IMG_0361

A prova das degustações…

IMG_0362

Dá vontade de trazer tudo para casa

A Krohn, segundo o site oficial, «foi fundada em 1865 por dois jovens Noruegueses, Theodor Wiese e Dankert Krohn». No início, esta era uma pequena empresa, baseada na exportação de Vinho do Porto para os mercados escandinavos e para a Alemanha. Actualmente, os seus stocks de Vinho do Porto atingem mais de 5 milhões de litros e encontram-se alojados em seis caves em Vila Nova de Gaia e uma na Região Demarcada do Douro.

IMG_0352

As pipas com os néctares dos Deuses

IMG_0357

Vinho sem fim…

IMG_0365

A sala das degustações

A empresa possui uma propriedade chamada Quinta do Retiro Novo, situada numa das zonas mais nobres do Douro – o vale do Rio Torto. Além desta, a Krohn tem ainda fornecedores tradicionais de outras áreas da Região Demarcada do Douro a quem adquire volumes adicionais de Vinho do Porto para posterior envelhecimento e engarrafamento. A exportação, segundo a empresa, representa já mais de 90% das vendas e está principalmente direccionada para a Europa. Porém, nos anos mais recentes os mercados de outros continentes ganharam importância, sendo o Brasil e os EUA os dois melhores exemplos desta nova tendência.

3) Cruzeiro pelo Douro

Há vários tipos de cruzeiro no rio Douro. O que este bilhete contemplava era o cruzeiro das 6 pontes. O passeio inicia no cais da Ribeira e segue depois Douro acima passando pelas pontes D. Luís I, do Infante, D. Maria Pia, de São João e do Freixo, esta muito próxima do belíssimo Palácio do Freixo.

IMG_0126

O nosso navio

IMG_0128

Vistas do Porto e da Ribeira

IMG_0142

Ponte D. Luís I e do Infante

IMG_0137

Eu, no cruzeiro do Douro

IMG_0161

Margem ribeirinha do Porto

IMG_0163

Monumentos fabulosos avistados desde o cruzeiro

O cruzeiro segue depois o sentido inverso e ruma até ao local onde o Douro desagua no Atlântico, passando ainda pela movimentada ponte da Arrábida. O percurso dura em média 1 hora e acaba na margem de Gaia, oposta onde começou. O passeio vale mais pelas imagens belíssimas que proporciona do Porto e de Vila Nova de Gaia e do Douro, que banha as cidades de forma harmoniosa.

Douro Acima, a empresa do cruzeiro

Douro Acima, a empresa do cruzeiro

Anúncios

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

2 responses to “Três passeios imperdíveis no Porto”

  1. Arnóbio Neto says :

    Fala, Bruno
    Também adoramos o Porto. Não fizemos o passeio de barco, mas andamos muito pelas margens e atravessamos a ponte D. Luis I à pé. Esta cidade é muito fotogênica. Em Gaia fomos à Ramos Pinto. Vinhos excelentes e passeio muito interessante. Quando retornar quero visitar outras. Quem sabe a Krohn.
    Grande abraço

    Gostar

    • Desporto: viajar says :

      O Porto e verdadeiramente magnífico. Arriscaria dizer que prefiro o porto a Lisboa. Em tempo: vou voltar a atualizar o blogue agora que já quase tenho computador novo. Tenho tanta coisa pra escrever, partilhar.. De novo entusiasmado.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: