Oslo, uma bela surpresa

Estive recentemente a trabalho em Oslo, capital da Noruega, e vim de lá tão agradavelmente surpreendido que me decidi a actualizar rapidamente o blogue em conformidade. O título de mais um post traduz aquilo que achei da cidade: foi mesmo uma grata surpresa.

Centro de Oslo I

Centro de Oslo II

Confesso que não tinha grandes expectativas porque alguns colegas com quem falei sobre Oslo disseram-me que a cidade não era lá grandes coisas. Sim, é cara. Sim, é fria. E sim, é bem diferente de Portugal. Mas, ao mesmo tempo, tem um centro histórico tão compacto que dá para carregar no colo todas as suas principais atracções num só dia. Além disso, o facto de aquela zona ser toda um grande fiorde, repleto de natureza, traz algo diferente à coisa.

Como só tínhamos um dia parados na cidade, iniciámos os trabalhos bem cedo. Decidimos que iríamos apanhar o aquático hop on, hop off no píer 3, onde atraca a grande maioria dos barcos na cidade. A zona fica bem em frente ao edifício da câmara municipal de Oslo. E do hotel onde nos localizávamos até ao sentrum, como os locais lhe chamam, são apenas alguns passos. 5 minutos a pé, mais precisamente.

Câmara Municipal de Oslo

Câmara Municipal de Oslo, entrada principal

Perdemos o barco por alguns parcos minutos, mas decidimos rapidamente dirigirmo-nos à Fortaleza e Castelo de Akershus, cuja localização estratégica permite obter vistas deslumbrantes da cidade e de todo o fiorde que a circunda. A entrada na fortaleza, construída em 1299 e alvo de obras de reconstrução quase 5 séculos mais tarde, é gratuita. Esta viria a ser transformada em castelo renascentista em meados do século XVII. Os salões do castelo são actualmente utilizados para os actos oficiais do Governo norueguês. No interior, o destaque recai sobre o Museu da Resistência, cuja entrada também não é paga. Na minha modesta opinião, o que mais ali vale são as vistas panorâmicas da cidade, espalhada por um conjunto grande de colinas e com muito verde à mistura.

Fortaleza e castelo de Akershus

Vistas desde a Fortaleza e castelo de Akershus

Estávamos apertados de tempo, uma vez que queríamos apanhar o barco do horário seguinte, que saía, impreterivelmente, às 12.45 daquele dia. Ao saírmos da fortaleza, passámos de novo pelo edifício gigantesco da câmara municipal, construído numa espécie de tijoleira. As duas grandes torres paralelas tornam-na num edifício marcante e facilmente reconhecível à distância. Foi construída entre 1931 e 1950. As visitas ao seu interior são possíveis. Para mim, ficou para uma próxima vez. É aqui que o Prémio Nobel da Paz é atribuído, a cada 10 de Dezembro.

A poucos passos dali, demos pela existência do Nobel Peace Center, anteriormente uma estação de comboios. Por ser segunda-feira, estava encerrada para visitas.

Nobel Peace Center

Apanhámos finalmente o hop on hop off aquático que nos levou a navegar nas águas calmas do fiorde de Oslo. Progressivamente, fomos vendo o edifício espectacular da ópera, os escritórios do antigo Harbour Storage Center, o famoso restaurante Ekeberg, a Escola Marítima, a ilha de Hovedoya (que tem como ponto as ruinas de um antigo mosteiro) e as pequenas ilhotas de Bleikoya, Lindoya e Nakholmen, povoadas por pequenas vivendas, cujas cores garridas são bem típicas. A visita a pé à ópera valerá a pena nem que seja para aproveitar as vistas espectaculares da sua varanda panorâmica. Na água, uma enorme estátua em vidro dá as boas vindas aos visitantes.

Hop on hop off aquático

Vistas desde o fiorde de Oslo

Estátua de vidro junto à ópera de Oslo

Ópera de Oslo

Harbour Storage Center

Escola Marítima

Vistas desde o fiorde de Oslo

Ilha de Hovedoya

Casinhas típicas em Nakholmen

Chegada à ilha dos museus, em Bygdoy

Museus em Bygdoy

Optámos por sair apenas na ilha de Bydoy, por albergar no seu todo 6 museus diferentes: o do povo nórdico, o Kon-Tiki, o ‘Polar Ship Farm’, o marítimo, o do Holocausto e, por fim, o dos barcos Vikings. Na verdade, foi este último, o Vikingskipshuset, que nos fez parar por aquelas bandas. Queríamos muito ver as embarcações originais usadas pelos Vikings nas suas cruzadas pelos mares do hemisfério Norte.

Vikingskipshuset

Eu no Vikingskipshuset

O museu aloja os barcos Vikings Godstad, Oseberg e Tune, encontrados no fundo do fiorde de Oslo. Foram ao fundo há 1100 anos para transportar os seus donos reais ao reino dos mortos. Da exposição fazem ainda parte inúmeros artefactos Vikings, melhor elucidados nas fotos acima, e mesmo os esqueletos encontrados nas embarcações.

Terminada a visita, seguimos viagem até ao hop on hop off que, antes de nos levar até ao pier 3, passou pela zona marítima requalificada onde actualmente se situa o museu de arte moderna da cidade. A zona impressiona pelos edifícios elegantes, pelos canais que a cortam ao meio, pelo infindável número de bicicletas que por ali passeiam e, também, pelas esplanadas que atraem em massa os residentes de Oslo.

Zona requalificada do Museu de Arte Moderna de Oslo

Museu de Arte Moderna de Oslo

Já a tarde ia quase passada quando decidimos andar um pouco pelo centro histórico de Oslo. As ruas têm imensas opções de restaurantes e comércio. Vimos primeiro o edifício do Teatro Nacional, de onde seguimos jardim acima até ao Parlamento. A zona estava bem movimentada tendo em conta que em 2014 se celebra o bicentenário da redacção da Constituição norueguesa. Descemos em seguida até à catedral de Oslo, a principal da cidade e consagrada em 1697. Infelizmente, estava fechada para visitas. Optámos por comer em seguida num dos muitos restaurantes da zona, o Fridays, passando ainda pelo Hard Rock Café de Oslo.

Centro de Oslo

Teatro Nacional

Parlamento norueguês

Catedral de Oslo

Centro de Oslo

Hard Rock Café de Oslo

Antes de regressarmos ao hotel, vimos a Universidade de Oslo e, por fim, o Palácio Real, que impressiona pela sua beleza e simplicidade. O edifício, construído entre 1824 e 1848, é a residência da família real norueguesa.

Universidade de Oslo

Palácio onde reside a família real norueguesa

No fim do dia, o sentimento era o melhor possível. Os inúmeros monumentos e o sem fim gigante de museus, aliado a uma paisagem deslumbrante e a um povo simpático e espontâneo, fizeram-me querer voltar rapidamente a Oslo. A cidade foi, claramente, uma grata surpresa. E tanto ficou ainda para ver.

Informações úteis – Vikingskipshuset:

• Aberto ao público de 2 de Maio a 30 de Setembro;
  • Peço: 60 NOK, aproximadamente 7,38€ (Setembro de 2014);
  • Transporte: Autocarro 30;
  • Localização: Huk Aveny, 35

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.