À descoberta do Palácio Real de Madrid

Se está de visita a Madrid, pela primeira vez, não pode deixar de conhecer o Palácio Real da cidade. Mais não seja pelo facto de esta ter sido outrora a residência oficial dos reis espanhóis, agora D. Felipe e D. Letizia. A visita pode ser facilmente combinada com a ida à Catedral de la Almudena, situada bem diante da Plaza de Armas deste conjunto monumental impressionante.

Palácio Real de Madrid e sua Plaza de Armas

Palácio Real de Madrid e sua Plaza de Armas

Eu, no palácio

Eu, no palácio

E foi, aliás, para impressionar que o palácio foi construído. O actual edifício substituiu uma fortaleza real que existiu no local até um incêndio consumi-la por completo em 1734. A construção deste majestoso palácio estendeu-se por quase duas décadas e abrangeu o reinado de dois monarcas Bourbons, reflectindo em parte da sua decoração exuberante o gosto muito pessoal dos reis Carlos III e Carlos IV. Tudo em estilo francês. O palácio já não é a residência oficial da monarquia espanhola, mas ainda por ela é usada em ocasiões muito especiais.

Plaza de Armas | D.R.

A visita inicia-se na já mencionada Plaza de Armas, que dá entrada para a Farmácia (a Botica Real), o palácio em si e a Armería Real, um depósito impressionante de armas. A quarta-feira é um bom dia para visitar o edifício, nem que seja para assistir, ao meio-dia, o render da guarda. A entrada principal do palácio está encimada por um frontão enorme, com um relógio e dois sinos. Já o interior, exuberante pela decoração, tapeçarias e antiguidades apresentadas, é de cortar o fôlego.

O mármore de Toledo e a escadaria principal repleto de tectos anunciam o gosto real do que se vai ver em todas as salas de entrada do palácio. A primeira paragem da visita é no Salón de los Alabarderos, que faz paredes-meias com o das Columnas. Este último serviu de banquetes até ao século XIX, altura em que foi substituído pelo sumptuoso Salão de Jantar. Aqui foi, por exemplo, assinado o tratado de adesão espanhola à União Europeia. A visita às Salas de Entrada culmina no Salão do Trono, de onde se destaca a presença de dois lustres enormes, numerosos candelabros e espelhos, além das paredes de veludo carmesim com bordados de prata. No meio, o destaque recai sobre os dois tronos gémeos, bem com os vários leões de bronze que os rodeiam.

Salão do Trono | D.R.

À saída deste salão, já na ala das Salas de Carlos III, é possível ver os aposentos particulares do rei. Este tomava, sozinho, as suas refeições na Sala de Gasperini. Também é possível ver a câmara onde o monarca se vestia, assim como a pequena sala que separava o quarto deste do resto do edifício.

Salas de Carlos III | D.R.

Mas uma das salas que o vai deixar, provavelmente, boquiaberto é na verdade um salão de 400 metros quadrados: o de jantar. A decoração é rica: há ouro no tecto e nas paredes, frescos assombrosos, lustres, tapeçarias flamengas, vasos chineses, cortinas bordadas. À mesa, pasme-se, podem sentar-se até 160 comensais. Há ainda salas contíguas ao salão de jantar. Numa delas é possível admirar medalhas comemorativas que contêm o elaborado centro usado nos banquetes. Na outra, pratas, louça chinesa, cristais e uma bela colecção de instrumentos musicais.

Salão de Jantar | D.R.

Outra ala imperdível na visita ao Palácio Real de Madrid é a das salas da capela. Esta como não poderia deixar de ser é usada para cerimónias religiosas, mas também concertos. Mais uma vez, aqui se destaca toda a decoração do espaço, bem como a cúpula cujas pinturas atraem facilmente os olhares dos turistas. Ali perto, ainda é possível vislumbrar os antigos aposentos de María Cristina, depois da passagem pelo Salón de Paso, designadamente o Salón de Estucos (quarto da rainha) e o Gabinete de Maderas de Índias (usado como escritório).

Salas da Farmácia Real | D.R.

Real Armería | D.R.

Fora do palácio propriamente dito, mas acessível pela Plaza de Armas, não pode deixar de ver a Farmácial Real e a Real Armería. A primeira consiste, como o nome deixa adivinhar, numa série de salas com garrafas e frescos que contemplam as mais diversas poções, remédios e plantas medicinais usadas nos tratamentos da realeza. Já a segunda, contém um leque vastíssimo de armas e armaduras reais. A armadura trabalhada usada por Carlos I é um trabalho verdadeiramente admirável.

Informações úteis:

  • Calle de Bailén, Madrid;
  • Entrada paga: 10 Euros;
  • Horário de Inverno (Outubro a Março): 10 a 20 horas / Verão (Abril a Setembro): 10 a 18 horas
  • Como chegar: de preferência por metro, estação Príncipe Pío (linhas 6, 10 e R).
  • Não é possível fotografar o interior do palácio, pelo que todas as fotos apresentadas aqui do mesmo têm direitos reservados;
  • Sítio oficial: http://www.patrimonionacional.es.

NOTA:

Tenho demorado imenso ultimamente a actualizar o blogue. E penitencio-me por isso. Mas é um sinal de que o trabalho corre da melhor maneira possível, felizmente. Tenciono agora voltar a tentar, pelo menos, por aqui entradas todas as semanas. E ainda tenho tanto para contar. Só relativamente a séries, falta terminar a actual, de Madrid e arredores, do Minho e de Istambul. Além de tudo isto, há ainda que falar de sítios por onde já tive o prazer de passar a trabalho: Berlim e Frankfurt, na Alemanha, Genebra, na Suíça, Helsínquia, na Finlândia, e Accra, no Gana, são disso bons exemplos. Até lá.

Anúncios

Etiquetas:, ,

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

3 responses to “À descoberta do Palácio Real de Madrid”

  1. Dani says :

    Olá Bruno!
    Que bom que voltou a escrever, ainda mais nos presenteando com essa beleza de Palácio, um dos mais impecáveis que já tive a oportunidade de conhecer.
    Aguardamos os próximos relatos.
    Abraços,
    Daniela.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: