Óbidos e o Festival Internacional do Chocolate

Decidi introduzir uma pausa nos posts sobre a viagem ao México para falar do Festival Internacional do Chocolate de Óbidos, em Portugal, que chega neste mês de Março ao seu 10.º aniversário. Esta entrada do blogue é simultaneamente a primeira dedicada a uma pequena viagem feita dentro do meu país: Portugal.

Localização de Óbidos em Portugal

Óbidos é uma vilazinha típica, com o seu castelo dos mouros, resguardada por um imponente conjunto muralhado. As ruas, plenas de socalcos, são apertadinhas e aguçam o sentimento de estarmos em algo tão típico de Portugal. Altos e baixos, lojinhas de recordações, restaurantes, enfim, é um lugarejo simpático. Nunca lá tinha ido, mas fiquei com vontade de repetir a experiência. Isto, claro, num dia de menos gente.

Perspetiva de Óbidos

Igreja Matriz

O Festival Internacional do Chocolate do Óbidos é o evento anual que coloca a vila no mapa do país. O certame traz milhares e milhares de visitantes a uma vila que, no resto do ano, deve ser pacata. A prova disso está patente no facto de, por exemplo, não existir lugares de estacionamento suficientes para acolher um evento desta dimensão, filas para comer nos restaurantes locais e mais filas e filas para comprar os bilhetes.

As ruas de Óbidos apinhadas de visitantes

É, apinhadas!

Mas o festival é um prato cheio para quem ama chocolate. De todas as formas e feitios. Nas bebidas alcoólicas, nos doces tradicionais portugueses (com pastéis de nata de chocolate), nas frutas, nas bombocas, nos chupas, na ginja… Até nos hot dogs imagine-se. Acho que a espera longa de que falava compensa, uma vez que um sentimento de deslumbramento e gula se apodera de nós quando vemos esculturas gigantescas de chocolate, os ex-libris do festival, o bodypainting, os jogos da Disney (que este ano comemora o 20.º aniversário da Disneyland Paris), entre outros. É impossível não nos perder no mundo dos jogos, dos karts, nos cursos de chocolateria e no espaço de venda de chocolates.

Entrada do festival

Coberta de chocolate

Estátua de chocolate do Dumbo | Crédito ao meu amigo Daniel

Alguém se lembra do Nemo? | Crédito ao meu amigo Daniel

As fotos abaixo vão deixar água na boca.

Espetada de frutas e chocolate

Lolipops

Bombocas de todos os chocolates e feitios

Tabletes de chocolate

Bombons....

Mais bonboms...

A oferta

Ao longo dos fins-de-semana em que se realiza o festival, de 2 a 25 de Março, é possível inscrever-se em workshops de cake desing e cursos de chocolateria, assistir a espectáculos de dança, pintar o corpo com chocolate, ver as montras e comprar muito e bom chocolate. Os bares e restaurantes da vila associam-se ao evento e apresentam do mesmo modo ementas com chocolate. É impossível não comer escalopes de perú com molho de chocolate, melão com presunto e chocolate branco e nozes, gambas com molho de chocolate, peixes vários com molho de chocolate… Enfim, um sem fim de especialidades que não dá para contar pelos dedos.

O festival abre as suas portas todas as sextas (14h a 22h), sábados (10h a 22h) e domingos (10 a 20 horas) até ao dia 25 de Março. Os bilhetes para adultos custam 7 euros, mas para crianças, entre os 6 e os 11 anos, o valor desce para 5. É fácil chegar a Óbidos: do sul ou do norte a chave é apanhar a A8 Oeste. De Lisboa à vila são, aproximadamente, 80 quilómetros.

Para quem é fã de chocolate e não se preocupa em ganhar uns quilinhos, o festival é uma boa opção para passar um dia de fim-se-semana. E nem é preciso madrugar porque o espaço do recinto não é grande. Vê-se tudo razoavelmente rápido. Nos dias de calor, é essencial levar água e roupa confortável/ténis.

About Desporto: viajar

Jornalista de profissão, devorador de viagens por paixão. Sempre que me quiserem encontrar, vou estar por aí.

4 responses to “Óbidos e o Festival Internacional do Chocolate”

  1. Camila Navarro says :

    Bruno, você me convidou para ver seus posts sobre Roma, mas a verdade é que foi esse sobre Óbidos o que mais me chamou atenção. Mas era inevitável, já que aqui apareceram duas coisas que eu adoro: cidades históricas e chocolate! Portugal já está nos meus planos há muito tempo, até porque conhecê-lo seria como conhecer também parte de nossa história. Óbidos sempre esteve nos roteiros que eu planejei, mas agora sei que terei que ir no mês de março! 😉

    Gostar

    • Desporto: viajar says :

      Ahahaha! Camila se vc não enjoar de tanto chocolate acho que Óbido será uma experiência para vc. Portugal é magnífico com suas cidadezinhas históricas. É por isso que tenho igualmente o desejo de ir em cidades como Ouro Preto e Tiradentes… Me fazem lembrar Portugal.

      Gostar

  2. Karla Alves Leal says :

    Oi, Bruno! Achei seu link pelo blog da Camila Navarro e como o chocolate é o meu ofício e a minha paixão, tudo que está relacionado a ele chama sempre a minha atenção.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre esse festival e sobre essa linda cidadezinha. Espero um dia poder visitá-la durante essa festa!
    Um abraço,
    Karla

    Gostar

Deixe um comentário